comunidade usp

Na Estação Pinacoteca

São três novas exposições no espaço: “A Luta Pela Anistia”, “José Pedro Croft” e “Leda Catunda: 1983-2008”. A primeira é resultado de uma parceria entre o Memorial da Resistência e o Arquivo Público do Estado de São Paulo, que resgata a história da mobilização pelo fim da ditadura militar no Brasil e do processo de anistia desde 64. São documentos, fotos, jornais de época, panfletos, cartazes e outros materiais produzidos pelos movimentos de anistia e entidades de direitos humanos. Para o jornalista Alípio Freire, curador da exposição, a ideia é reconstruir o discurso dos movimentos de resistência como forma de ressaltar os limites da Lei de Anistia, que completa 30 anos neste sábado. O acervo pretende mostrar que a lei foi um passo importante rumo à democratização, mas uma vitória parcial.

A segunda exibe 33 gravuras em metal, de grandes dimensões, de José Pedro Croft, um dos mais destacados artistas portugueses contemporâneos. Os trabalhos, que se aproximam em escala de suas esculturas, compõem um panorama da sua produção mais recente, na qual o artista faz uma investigação sobre a construção do espaço.

E a mostra de Leda Catunda – primeira exposição panorâmica da paulistana conhecida por sua pintura pouco convencional – reúne cerca de 70 obras, entre pinturas, aquarelas e colagens dos últimos 30 anos, como Vedação em Quadrinhos (1983) e Mundo Macio (2007). Integrante da Geração 80, ela é uma das mais consistentes artistas contemporâneas do Brasil, e já participou de três edições da Bienal de São Paulo (1983, 1985 e 1994). A curadoria é de Ivo Mesquita.

Estação Pinacoteca
Local: Largo General Osório, 66
Fone: 3335-4990
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 6,00
Data: Até outubro

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores