Cinema

Muitas estréias na telona

Nesta época do ano, muitos filmes estréiam nos cinemas e ficam em cartaz durante quase toda a temporada de férias. A programação começa com uma biografia Quando Você Viu seu Pai Pela Última Vez? (Inglaterra/Irlanda, 2007), dirigido por Anand Tucker, com roteiro de Blake Morrison e Davi Nicholls. É uma adaptação do romance biográfico de Blake Morrison que descreve suas memórias durante o período que se relaciona com o pai, diagnosticado com câncer terminal e prestes a morrer. Blake viaja com a mãe para visitar o pai no hospital, e enquanto as condições de saúde vai piorando, compartilha com ele suas experiências, intimidades e sua raiva diante daquele relacionamento. Quando o pai morre, Blake passa a se questionar sobre a ligação entre eles, as contradições, frustrações, amores e perdas (a estréia acontece no dia 5 de dezembro).
O próximo na agenda é O Menino do Pijama Listrado (Inglaterra/EUA, 2008), drama dirigido por Mark Herman, que assina o roteiro com John Boyne. Conta a história de um menino de oito anos, filho protegido de um oficial nazista recém-promovido, o que faz com que toda a família deixe a casa confortável em Berlim para seguir para uma área desolada. Sozinho, ignora as recomendações da mãe para não ir no jardim dos fundos, e segue para a fazenda que viu a distância, encontrando outro garoto da sua idade que vive uma existência paralela do outro lado da cerca de arame farpado. O encontro entre ele e o menino do pijama listrado o leva a reflexões sobre o mundo adulto e essa amizade vai trazer conseqüências devastadoras (em cartaz a partir de 12 de dezembro).

O drama A Bela Junie (França, 2008), de Christophe Honoré, aborda o amor na adolescência e é livremente inspirado no romance La Princesse de Clèves, de Madame de La Fayette, escrito no século 17, sobre uma história que se desenrola no século 16. Considerado um dos primeiros romances modernos da literatura francesa, narra a história de Junie, uma garota de 16 anos que muda de escola após a morte da mãe, e que descobre seu grande amor em um professor de italiano. Uma paixão impossível que a leva a renegar sua própria felicidade, já que acredita que tudo isso não passa de uma ilusão (estréia no dia 12 de dezembro).

Também estréia o brasileiro Juventude (2008), de Domingos de Oliveira, que integra o elenco ao lado de Paulo José, Aderbal Freire Filho, entre outros. Três amigos desde a adolescência, quando aconteceu uma representação colegial do clássico português A Ceia dos Cardeais, de Julio Dantas, se reencontram após 50 anos e fazem um balanço de suas vidas, particularmente de seus amores. É um estudo da psicologia e problemática dos homens entre 65 e 70 anos, resultando em um filme belo e profundo (estréia no dia 25 de dezembro).

E nada mais propício em dezembro que Um Conto de Natal (França, 2008), de Arnaud Desplechin. É um drama sobre um casal com dois filhos, um deles vítima de um raro distúrbio genético, que tem como única esperança o transplante de medula óssea. Mas o pai, a mãe, a irmã não são compatíveis, o que os leva a tentar um terceiro filho, que infelizmente também é incompatível. Um episódio que vai marcar a vida de todos. A atriz Catherine Deneuve levou o prêmio especial do juri no Festival de Cannes 2008 (estréia no dia 25 de dezembro).

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores