comunidade usp

Leite Derramado

Chico Buarque
Cia. das Letras
R$ 36,00
200 páginas

No novo romance de Chico Buarque, um membro de uma tradicional família brasileira, moribundo, desfia num monólogo a história de sua linhagem, desde os ancestrais portugueses até o Rio de Janeiro atual.
“Você vai usar o vestido e o véu da minha mãe, e não falo assim por estar sentimental, não é por causa da morfina.”
As lembranças do ancião, com a história brasileira dos dois últimos séculos por pano de fundo, são de uma saga familiar marcada pela decadência social e econômica. O título, em seu pessimismo, combina com a visão que o autor nos oferece da sociedade brasileira: compadrios, preconceitos de classe e raça, machismo, oportunismo, corrupção, destruição da natureza, delinquência. Uma metáfora, talvez, para a nossa realidade: a leiteira, cheirando a queimado, com o leite derramado espalhado pelo fogão.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores