Espaço Cultural

Poeta Lindolf Bell é homenageado na Casa das Rosas

Casa das RosasA Casa das Rosas nos dias 20,22 e 24 de maio realiza uma homenagem ao poeta Lindolf Bell para celebrar os 50 anos da Catequese Poética, iniciada pelo autor logo após o período militar de 1964. Nos dias 20 e 22 de maio às 12h30 acontece o Ofertório Poético – Lindolf Bell com curadoria de Fernanda de Almeida Prado e Rubens Jardim, e com a participação especial da filha do poeta, Rafaela Bell. No evento, os poetas lerão poemas de Bell e falarão um pouco sobre o contexto daquela época, de restrições às liberdades do escritor e da importância dos 50 anos da Catequese Poética.

No dia 24, haverá uma mesa de debate sobre os 50 anos da Catequese Poética com os curadores do evento. Logo após, será lançada a antologia dos poetas da catequese,Lindolf Bell – 50 Anos de Catequese Poética. Para finalizar, haverá um recital em homenagem ao poeta catarinense, em que seus amigos e demais poetas recitarão parte de sua obra.

Em 1964, Lindolf Bell foi o responsável por um movimento de divulgação da poesia entre os mais diversos públicos. Utilizando-se dos meios de comunicação menos tradicionais, a denominada Catequese Poética é considerada um marco tanto na cultura popular brasileira quanto na literatura. Bell tornou a poesia mais acessível por meio de apresentações, declamações, conferências e debates, transformando os mais variados espaços públicos, como viadutos, praças, boates e estádios, em veículos da poesia.

Fernanda de Almeida Prado é idealizadora do projeto Chama Poética e do Festival da Palavra, que acontece anualmente na Unesp de Assis.

Rubens Jardim é jornalista e poeta. Foi um dos primeiros integrantes do movimento iniciado por Lindolf Bell.

Data:
Ofertório Poético,
20 e 22/5, às 12h30

50 anos da Catequese Poética, 24/5, das 14h às 21h30

Local:  avenida Paulista, 37, Bela Vista

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores