Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O Museu da Casa Brasileira recebe o lançamento do livro de fotos “Rojapo ta’angaa – Fazendo Imagens” e do documentário “Ka’a'i – O ritual da erva-mate” resultantes de oficinas realizadas pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) em um Ponto de Cultura, do Ministério da Cultura, sediado na aldeia guarani Ribeirão Silveira, no litoral de São Paulo. O evento ocorre durante a visita noturna ao MCB, na quarta-feira, 22 de janeiro às 19h, com entrada gratuita.
Nos últimos anos, o CTI realizou diversas oficinas de formação audiovisual para comunidades guarani do Estado de São Paulo por meio do Ponto de Cultura Indigenista, uma parceria do Centro com o Ministério de Cultura e o povo guarani de São Paulo. O resultado das oficinas poderá ser conhecido no dia 22, quando haverá a exibição do filme e o lançamento do livro de fotos produzidos pelos indígenas. Para iniciar o evento, que contará com coquetel de comidas típicas, serão apresentados cantos e danças tradicionais guarani.
Desde o início de 2012, em quartas-feiras alternadas, o museu realiza visitas noturnas, nas quais oferece gratuidade no horário das 18h às 22h. A iniciativa visa democratizar o acesso à cultura e estimular o acesso de novos públicos ao espaço museológico. Atrações especiais, como lançamento de livros, apresentações musicais, cursos, palestras e oficinas, também integram a agenda das visitas noturnas. Confira a programação atualizada pelo site mcb.org.br.
Local: Museu da Casa Brasileira – av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano