Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Amanhã, 26, a organização internacional de Direitos Humanos Artigo 19 apresenta, no Memorial da América Latina, o seminário Velhos e Novos Desafios da Liberdade de Expressão, procurando debater antigos, porém ainda recorrentes, e os novos desafios que atingem a liberdade de expressão no Brasil atualmente.
Como consta no site oficial, busca-se demonstrar que os problemas antigos e as violações tradicionalmente vinculadas ao tema, como censura e violência contra jornalistas e outros comunicadores, ainda persistem em nossa sociedade, mas agora aliadas a novos desafios impostos pela era digital em que vivemos.
A intenção é não apenas promover o debate entre o público em geral sobre as dimensões da luta pela garantia da liberdade de expressão no Brasil e na América Latina, mas também congregar e articular diferentes atores, inclusive com palestrantes vindos do Equador, México, Chile e Argentina, a fim de gerar sinergia e futuras parcerias para enfrentamento desses desafios. Por isso, toda a estrutura do seminário é pensada a partir de uma proposta dinâmica, que instigue a participação e interação do público e palestrantes com os temas, proporcionando um ambiente livre para as diversas manifestações e expressões de ideias e criando uma verdadeira atmosfera reflexiva sobre os limites e potencialidades da liberdade de expressão no Brasil e na América Latina.
Das 9h às 12h e das 14h às 17h serão debatidos temas como violência e censura, focando em intervenção cênica e processos judiciais por difamação; e liberdade de expressão na era digital, com menção a direitos autorais. Ao final, haverá apresentação da banda Ôncalo
Inscrições gratuitas pelo site do Memorial.
Local: Fundação Memorial da América Latina – av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo
Data: 26/9
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Telefone: (11) 3823-4764