Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta entre os dias 31 de agosto e 10 de novembro a exposição “William Kentridge: fortuna”. Contando com 38 desenhos, 27 filmes e animações, 184 gravuras e 10 esculturas produzidas pelo artista sul-africano entre 1989 e 2012, a mostra inclui também séries inéditas de trabalhos. Essa é a primeira grande exposição sobre Kentridge na América do Sul.
A exposição, com curadoria de Lilian Tone, colocará em evidência o processo de criação pouco convencional do artista em seu estúdio, em Johannesburgo. A escolha das obras, ao contrário de privilegiar um viés temático, destaca a variedade e o vigor da atividade multifacetada do artista, mostrando como seu trabalho se dissemina por contaminação interna, em diferentes escalas e plataformas – desenhos, gravuras, ópera, esculturas, filmes, teatro e performance.
Kentridge alcançou visibilidade internacional com a série de curtas-metragens Drawings for Projection (Desenhos para projeção). Iniciada em 1989, a série constitui o alicerce de sua produção.
A abertura da exposição ocorre no dia 31 de agosto, das 11h às 14h. Confira mais informações no site da Pinacoteca.
Local: Pinacoteca do Estado de São Paulo – Praça da Luz, 2, Luz