Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
A USP subiu vinte posições no ranking do Times Higher Education, passando da 178ª para a 158ª posição. A USP é a única universidade latino-americana a figurar na classificação. Esta é a melhor posição alcançada pela Universidade desde que este ranking foi criado, em 2004.
O ranking britânico Times Higher Education é um dos mais importantes rankings mundiais de universidades, desenvolvido em conjunto com a base de dados da agência de notícias Thomson Reuters. A avaliação é feita a partir de 13 indicadores, de acordo com cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).
“A melhora significativa da USP em termos de posicionamento global e regional comprova que a grande maioria dos professores, funcionários técnico-administrativos e alunos está no caminho certo: preocupação crescente com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão dos serviços à comunidade; interdisciplinaridade; coesão; e ênfase na internacionalização”, destaca o reitor da USP, João Grandino Rodas, ressaltando que “as políticas adotadas recentemente começam a dar resultado”.
Outros rankings
A USP tem tido posições de destaques nos principais rankings internacionais de universidades. No 2012 World Reputation Ranking, a USP foi a única universidade latino-americana a figurar na classificação das cem melhores universidades do mundo, ficando na posição 61-70. O grupo das cem universidades com melhor reputação, com instituições de ensino superior de 19 países, representa 0,5% do total das universidades mundiais.
Em relação a outros rankings mundiais, na versão mais recente do QS World University Rankings, a USP subiu trinta patamares, passando a ocupar a 139ª posição na classificação geral.
A edição 2012 do ranking Academic Ranking of World Universities (ARWU), da Shanghai Jiao Tong University, posicionou a USP entre as 150 melhores universidades do mundo.
O SCImago Institutions Rankings (SIR) World Report, ranking espanhol anual elaborado pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), classificou a USP na 11ª posição, duas à frente da edição passada.
No ranking Webometrics, a USP passou da 20ª posição, no primeiro semestre deste ano, para a 15ª posição, no ranking divulgado no mês de julho.
Já no Brasil, no recém-lançado Ranking Universitário Folha, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo, a USP apareceu como a melhor universidade do Brasil.