Espaço USP

Palestra O mal-estar na civilização

No dia 20/9, às 16h, o Centro Universitário Maria Antonia recebe a palestra “O mal-estar na civilização”, com Noemi Moritz Kon, psicanalista e professora do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. A entrada é franca (90 lugares) e a distribuição de senhas começa 30 minutos antes da palestra.

“O mal-estar na civilização”, livro de Sigmund Freud publicado em 1930, em meio às consequências da quebra da bolsa de Nova York e da ascensão do partido hitlerista na Alemanha, faz parte dos textos em que o autor aborda, num tom realista e sombrio, as questões sociais de seu tempo, apontando, concomitantemente, a universalidade dos afetos de hostilidade e agressividade que orientam as relações entre os homens em todos os tempos.

Mostra a precariedade do pacto social estabelecido na instituição civilizatória, que estabelece, de saída, um rebaixamento da felicidade possível, por meio da restrição da satisfação pulsional e da instalação do sentimento moral, na construção da instância superegóica, como um mal-estar necessário.

Data e horário: 20/9, às 16h (distribuição de senhas 30 minutos antes)
Local: r. Maria Antonia,  294 – Vila Buarque – São Paulo
Preço: gratuito
Mais informações: pelo telefone (11) 3123- 5200 ou neste link

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores