Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
A partir de 11 de abril, o Instituto Moreira Salles (IMS) de São Paulo oferece o curso “Por uma Nova Realidade: Fotomontagem e Colagem Fotográfica na Primeira Metade do Século XX”. O curso se realizará em cinco encontros semanais, sempre às quartas-feiras, das 20 às 22 horas, até o dia 9 de maio. O valor do curso é de R$ 120,00 (inteira) e as matrículas poderão ser feitas no próprio IMS-SP.
Nos encontros, Annateresa Fabris, historiadora e crítica de arte, abordará a história das técnicas de montagem desde os primórdios da fotografia, avançando para a fotomontagem moderna. Serão analisados aspectos políticos e culturais que permearam o desenvolvimento dessas técnicas em diferentes contextos, como o publicitário e o debate político e intelectual.
Veja a programação:
- 11/4, das 20h às 22h
“A fotomontagem como instrumento político: o grupo dadaísta de Berlim”
A fotomontagem moderna, fruto da reunião de diversos materiais em função de novas leis estéticas, surge na década de 1910, no âmbito do grupo dadaísta de Berlim. Raoul Hausmann, Hannah Höch e John Heartfield são os principais expoentes de uma utilização frequentemente política dessa nova modalidade de expressão visual.
- 18/4, das 20h às 22h
“Do formalismo ao engajamento: a fotomontagem na União Soviética”
O exemplo do grupo dadaísta de Berlim será seguido por alguns artistas soviéticos – Gustav Klutsis, Aleksandr Ródtchenko e El Lissitzky –, aos quais a técnica oferece a possibilidade de responder à demanda de uma arte moderna de caráter icônico, sem abdicar das principais conquistas plásticas do construtivismo.
- 25/4, das 20h às 22h
“O domínio do inconsciente: Max Ernst e Joan Miró”
André Breton detecta nas colagens fotográficas de Max Ernst a presença de uma “faculdade maravilhosa”, gerada pela aproximação de duas realidades distantes, que não excluem a experiência comum. Dela deriva uma sensação de estranhamento na memória do espectador, privado de seu sistema de referências costumeiras.
- 2/5, das 20h às 22h
“Fotomontagem e colagem fotográfica na América Latina: Jorge de Lima e Antonio Berni”
Além de Ernst, as possibilidades da “faculdade maravilhosa” pontuam experiências levadas a cabo por Jorge de Lima e Antonio Berni, dentre outros.
- 9/5, das 20h às 22h
“Uma visão crítica do ‘modo de vida americano’: Josep Renau”
O uso surrealista da fotomontagem, amplamente utilizado na publicidade, não faz esmorecer as possibilidades de um uso político da técnica. É o que demonstra a série The American Way of Life, realizada por Josep Renau entre 1949 e 1976. Nela, o artista valenciano, que é um admirador confesso de Heartfield, antecipa (e acompanha) vários aspectos da pop art em sua denúncia dos aspectos hipócritas e autocomplacentes de um modo de vida que estava se alastrando pelo mundo todo.
Local: Instituto Moreira Salles – rua Piauí, 844 – Higienópolis
Fone: (11) 3825-2560
Inscrições: R$ 120,00 (inteira)
Horário: das 20h às 22h
Data: de 11/4 a 9/5