Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O Palácio dos Bandeirantes apresenta a exposição “90 Anos Depois – A Semana de Arte Moderna” em comemoração à data que transformou o panorama da arte no Brasil. A mostra gratuita estará aberta até 29 de julho, de terça a domingo, das 10 às 17 horas, e reúne 80 obras do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios, órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil.
O quadro A Ventania (1915), de Anita Malfatti, e a pintura ícone da cidade de São Paulo, Operários (1933), de Tarsila do Amaral, são alguns dos destaques da mostra.
Além dos mais famosos, há obras de Pedro Alexandrino, Eliseu Visconti, Victor Brecheret, John Graz, Rego Monteiro, Di Cavalcanti, Antonio Gomide, Ernesto De Fiori, Francisco Rebolo, entre outros.
A Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal. Cada um desses dias foi dedicado a um tema, respectivamente, pintura e escultura, poesia, literatura e música. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.
90 Anos Depois – A Semana de Arte Moderna
Local: Palácio dos Bandeirantes – av. Morumbi, 4.500
Informações: (11) 2193 8282 ou monitoria@sp.gov.br
Ingressos: Entrada gratuita
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Data: até 29/7