Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
As Editoras Boitempo e Carta Maior lançarão, no dia 4/4, no Espaço Revista Cult, o livro Occupy – movimentos de protesto que tomaram as ruas. Trata-se de uma coletânea de artigos escritos por 11 pensadores críticos que debatem a onda de revoltas populares ocorridas em vários países no ano passado. Entre esses ensaístas, encontram-se Henrique Soares Carneiro e Vladimir Safatle, dos Departamentos, respectivamente, de História e Filosofia da FFLCH, e Emir Sader, professor aposentado da mesma faculdade.
O ano de 2011 ficará marcado para sempre como um ano de pessoas tomando ruas e ocupando praças em mobilizações e protestos sociais organizados principalmente através de redes sociais na internet. Os artigos presentes na obra abordam da Primavera Árabe aos protestos estudantis no Chile, das greves na Espanha e na Grécia à ocupação de Wall Street em Nova York. Edson Teles, da Uniban, traz casos brasileiros ao livro, comentando as marchas da maconha em São Paulo e a agitação do movimento estudantil na USP. A lucidez crítica e a paixão pelo engajamento são constantes entre todos os críticos: eles demonstram o consenso de que há, atualmente, um declínio geral do capitalismo e um novo sentimento de solidariedade social que surge na população.
Os autores e ilustradores concordaram em ceder os direitos autorais para tornar a obra mais acessível ao público e, assim, condizente com a proposta dos movimentos de que tratam. No evento de lançamento haverá debate e sessão de autógrafos com alguns dos ensaístas.
Local: Espaço Revista Cult – R. Inácio Pereira da Rocha, 400, Pinheiros
Data e horário: dia 4/4, às 20h
Preço do livro: R$ 10,00