Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O Centro de Estudos Judaicos promoverá duas palestras com a presença de Cyril Aslanov, da Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel). Ambas acontecerão no Prédio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e serão ministradas em português. Haverá emissão de certificados aos interessados, basta assinar a lista de presença.
Em “Dâr al-Islâm e o encontro das culturas judaica e árabe”, o objetivo é analisar o processo de aculturação dos judeus em terras muçulmanas. O termo Dâr al-Islâm significa “a casa do Islã” e faz referência ao espaço conquistado pelos árabes na Idade Média, inclusive a região entre Ásia Central e Marrocos. Segundo o professor Cyril Aslanov, “nessa região, os judeus sofreram um processo de arabização que teve repercussões importantes na língua, literatura, pensamento e na vida cotidiana”. A palestra será realizada no dia 8 de junho, às 19h30, na sala 172.
Na palestra “Em que língua falou Sansão?”, o professor questiona o porquê em nenhum lugar da história de Sansão está indicado em que língua o herói israelita falava com seus interlocutores filisteus. Também de acordo com Aslanov, “esta omissão por parte do narrador bíblico não pode ser considerada como uma convenção literária, já que o texto das Escrituras mostra-se geralmente muito sensível a questões de diferenças linguísticas”. Esta acontecerá no dia 9 de junho, também às 19h30, na sala 266.
Dâr al-Islâm e o encontro das culturas judaica e árabe
Local: Prédio de Letras (FFLCH) – av. Prof. Luciano Gualberto, 403 (Sala 172)
Fone: (11) 3813-6528
Ingressos: Entrada gratuita
Horário: 19h30
Data: 8/6
Em que língua falou Sansão?
Local: Prédio de Letras (FFLCH) – av. Prof. Luciano Gualberto, 403 (Sala 266)
Fone: (11) 3813-6528
Ingressos: Entrada gratuita
Horário: 19h30
Data: 9/6