Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Massoterapia: termo geral que significa massagem terapêutica, entre elas estão o shiatsu e a quick massage.
Shiatsu
shiatsu, palavra de origem japonesa que significa pressão dos dedos (shi= dedo e atsu = pressão).
O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo seguindo o trajeto dos Meridianos (canais de energia), a energia tende a fluir harmoniosamente, conseguindo-se reestabelecer o equilíbrio energético, portanto a saúde.
Atualmente, a definição oficial dada pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar do Japão é:
“A terapia shiatsu é uma forma de manipulação executada com os polegares, com os dedos em geral e com a palma das mãos sem empregar nenhum instrumento, mecânico ou não, para exercer pressão sobre a pele humana, visando a corrigir o mau funcionamento interno, promover e manter a saúde e tratar de doenças específicas”.
Quick massage
Quick massage, como o próprio nome em inglês já diz “massagem rápida”, foi criada para atender pessoas no ambiente de trabalho ou na correria do dia-a-dia. A aplicação é feita em uma cadeira especial para que o paciente se sinta relaxado.
É uma massagem relaxante que proporciona o alívio de tensão, promove o aumento da disposição e a sensação de bem estar.
Terapia Integração craniossacral
Terapia manual que visa ao diagnóstico e tratamento do Sistema Craniossacral através de toques suaves e manipulações precisas dos ossos da cabeça, coluna vertebral e sacro, e trabalho específico das fáscias musculares. Equilibrando o funcionamento do Sistema Nervoso Central e Autônomo e resgatando a capacidade de auto-cura do corpo, surge um profundo relaxamento e sensação de bem-estar em todos os níveis.
É uma forma de tratamento eficaz que ajuda a criar condições ótimas de saúde, encorajando a vitalidade e regulando o funcionamento do sistema nervoso através da liberação de restrições do sistema craniossacral.
Pilates
Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos suaves que se utilizam do peso do próprio corpo em sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento, composta por exercícios profundamente embasados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões, aliviar tensões, estresse e dores crônicas.
Qualquer pessoa, entre 12 e cem anos e em todos os níveis de condicionamento físico pode praticar o pilates. O pilates é agradável, fácil e traz resultados rápidos.
Ioga
O Ioga é uma filosofia prática, surgida na Índia há milhares de anos, cujo objetivo é a expansão da consciência através do auto conhecimento.
Em busca de sua verdadeira essência, o praticante de ioga utiliza técnicas e procedimentos milenares que sobrevivem e são aprimorados através dos séculos. Adquire nessa busca um corpo forte e flexível, amplia sua capacidade pulmonar, ganha equilíbrio e controle sobre suas emoções, aumenta a disposição e a serenidade, aperfeiçoa a concentração e o raciocínio, desenvolve a intuição, estimula as potencialidades mentais e melhora a sua saúde como um todo.
Além disso, compreende a capacidade que possui de influenciar seu estado mental, emocional e físico, conscientiza-se da unidade corpo-mente-alma e aprende a conviver harmoniosamente com suas capacidades, potenciais e limitações.
O praticante de ioga adquire auto conhecimento através da observação constante de si mesmo. Amplia a consciência que tem de si próprio, das outras pessoas e do mundo ao seu redor desenvolvendo uma consciência de solidariedade.
Meditação
A palavra meditação vem do latim meditare, que significa voltar-se para o centro, no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Em sânscrito, é chamada dhyana, obtida pelas técnicas de dharana (concentração).
A meditação consiste na prática de focar a atenção, frequentemente realizada em uma sequência específica.
A meditação é uma técnica utilizada para equilibrar quase que imediatamente os altos níveis de estresse causados pela rotina da vida ou dos problemas. Ela faz com que o cérebro entre num estado em que consigamos estar calmos, serenos, controlamos nossas emoções e sentimentos sem que eles nos afetem.
A prática freqüente da meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e melhora a oxigenação e a freqüência cardíaca, melhora a capacidade mental, estimula o vigor, melhora a disposição e, principalmente, nos faz conscientes de nossa vida e do meio ambiente.
Há dados históricos comprovando que ela é tão antiga quanto a humanidade. Não sendo exatamente originária de um povo ou região, desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes.
*O texto foi escrito pelo professor Osvaldo Hakio Takeda, professor de educação física, massoterapeuta, acupunturista e técnico de reabilitação física do Instituto de Psiquiatria (Ipq – USP).