Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Em A Nova toupeira – os caminhos da esquerda latino-americana, o sociólogo Emir Sader propõe um debate sobre o fenômeno da eleição de presidentes de esquerda e a contestação do modelo neoliberal em diversos países da América Latina. O que permitiu essa virada radical, quais os potenciais e quais os limites dessas mudanças são algumas das questões abordadas por Sader para entender essa questão política tão importante em nosso tempo.
O autor evoca a figura da toupeira, animal com visão debilitada e que circula por baixo da terra sem fazer alarde, para expor contradições intrínsecas ao capitalismo e mostrar como uma região tão dominada pelo neoliberalismo virou um oásis antineoliberal. Para ele, essas contradições, assim como a toupeira, podem se ocultar, mas não deixam de operar nem quando a paz social parece prevalecer.
Emir Sader é sociólogo formado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da USP onde atualmente é professor e pesquisador. Sader também é coordenador-geral do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e secretário-geral do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais.