comunidade usp

Um verão de clássicos

O film noir Desejo Humano, de Fritz Lang

O film noir Desejo Humano, de Fritz Lang

Por Claudia Costa

A Cinemateca está com uma programação especial de férias, que reúne obras de grandes diretores, raridades e cult movies

Para se divertir e ao mesmo tempo rever clássicos que estiveram ausentes das telas, a Cinemateca programou a mostra “Verão de Clássicos”, que neste mês traz um filme noir de Fritz Lang, um programa de curtas de Alain Resnais, incluindo o aclamado Noite e Neblina, e o primeiro longa-metragem de John Cassavetes, pioneiro do cinema independente norte-americano, além de raridades, como o anárquico Sweet Movie. Também não foi esquecida a nouvelle vague, que comparece com filmes menos conhecidos de Godard, Truffaut e Chabrol.

Do diretor francês Alain Resnais estão programados Noite e Neblina (1955, 32 min.), um dos maiores clássicos do cinema documentário, encomendado pelo Comitê de História da Segunda Guerra Mundial para comemorar o segundo aniversário da libertação dos campos de concentração nazistas, alterna paisagens serenas e coloridas dos lugares no presente a imagens de arquivo que retratam os horrores do passado, acompanhadas por texto do escritor Jean Cayrol, um ex-prisioneiro do campo de Orianemburgo; O Canto de Estireno (1958, 14 min.), documentário poético sobre a fabricação de plástico; Toda a Memória do Mundo (1956, 22 min.), um vertiginoso passeio pelos corredores da Biblioteca Nacional Francesa; e As Estátuas Também Morrem (1953, 29 min.), assinado em parceria com Chris Marker, sobre a arte negra.

O noir Desejo Humano (EUA, 1954), de Fritz Lang, baseado no romance A Besta Humana, de Émile Zola, conta a história de um engenheiro que, de volta à sua

Made in U.S.A. (França, 1966), último filme de Jean-Luc Godard

Made in U.S.A. (França, 1966), último filme de Jean-Luc Godard

cidade após a Guerra da Coréia, é seduzido pela mulher de um colega de trabalho e descobre que o casal esteve envolvido em um assassinato. Sombras (EUA, 1959), de John Cassavetes, é embalado por uma trilha sonora de jazz e construído a partir de improvisos para contar a história de uma jovem negra que se apaixona por um rapaz branco. E, por fim, Sweet Movie (Canadá/França/Alemanha, 1974), de Dusan Makavejev, faz uma alegoria crítica e ousada do capitalismo e do comunismo mostrando duas histórias: de uma vencedora do concurso de Miss Mundo que foge do casamento e se envolve com um magnata da indústria do açúcar, e de uma revolucionária que atrai homens para um barco que ostenta uma estátua de Karl Marx.

Fim de Verão (Japão, 1961), penúltimo filme de Yasujiro Ozu

Fim de Verão (Japão, 1961), penúltimo filme de Yasujiro Ozu

Também não dá para perder Fim de Verão (Japão, 1961), penúltimo filme de Yasujiro Ozu que retrata uma família proprietária de uma pequena fábrica de saquê no Japão do pós-guerra; Made in U.S.A. (França, 1966), último filme de Jean-Luc Godard, que traz no elenco sua ex-esposa Anna Karina, interpretando uma mulher que vai a Atlantic City encontrar-se com o marido, descobre que ele foi morto por gângsters e parte em busca dos assassinos (é baseado na obra de Donald E. Westlake); e Ghost Dog (EUA, 1999), de Jim Jarmusch, mostra um assassino profissional que, guiado pelas palavras de um antigo livro de um mestre samurai, decide aplicar seus rígidos códigos.

Cinemateca Brasileira
Local: Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana
Fone:  (11) 3512-6111, ramal 215
Horário:  Sessões de terça a sábado, a partir das 18h30, e domingos, a partir das 17h
Ingressos: R$ 8,00 e R$ 4,00
Até 15 de março
Programação completa em www.cinemateca.gov.br

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores