Espaço USP

Plano de habitação da cidade de São Paulo entra em debate público

Aconteceu ontem, dia 15 de setembro, o primeiro debate público sobre o Plano Municipal de Habitação da cidade São Paulo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Atualmente há 3 milhões de paulistanos vivendo em moradias inadequadas, um total de 800 mil famílias. O plano, apresentado pela arquiteta Elisabete França, Superintendente de Habitação Popular da Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo, traz medidas a serem adotadas até 2024 para regularizar a situação.

Serão necessários 20 bilhões de reais para a adequação de domicílios precários e a construção de novas moradias. Segundo Elisabete, o plano é viável, mas depende de uma maior participação do governo federal na questão. “É preciso aumentar o orçamento para a habitação. Está na Constituição e tem que ser cumprido”, afirmou.

Antes de encaminhar o documento à Câmara de Vereadores, serão organizados debates públicos nas Subprefeituras da cidade. A professora da FAU Marly Namur, representante da faculdade no Conselho Municipal de Habitação, que acompanhou a elaboração do plano, ressalta a importância da participação da sociedade civil na discussão. “Quando você leva o plano para quem precisa de moradia, tudo começa a ser questionado. “Eu faço questão de que essas ideias sejam incorporadas. “O plano até aqui foi técnico, mas agora o debate está aberto.”

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores