comunidade usp

Conhecimento e divulgação acadêmica: O trabalho da Comissão de Credenciamento de Periódicos do Sibi

Revistas acadêmicas promovem o debate crítico na Universidade

Por Márcia Scapaticio

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP faz parte do dia-a-dia da comunidade universitária. A diretora do departamento técnico, Sueli Mara Soares Ferreira, afirma que o sistema reflete a política institucional da Universidade, que prima pelo acesso aberto à informação e à produção científica, postura que também acompanha uma tendência internacional.Para reforçar essa política e divulgar a produção de conhecimento, existem as revistas acadêmicas. Uma das revistas credenciadas pelo Sibi e disponibilizadas em seu portal é a ARS, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes. O trabalho é feito desde o ano de 2006 e em caráter semestral.

Adalberto Pessoa Jr

Por meio de textos e imagens, a revista promove uma reflexão crítica sobre a produção artística e serve de material de estudo para os graduandos. O secretário Raul Cecílio diz com orgulho que uma conquista recente foi a inclusão da ARS no Scielo: “ Essa é uma base de dados internacionais que indexa periódicos e nós somos a única revista brasileira de artes nesse catálogo. O processo de avaliação foi longo, levando em conta a periodicidade, a qualidade textual e técnica”, conta.

O professor Adalberto Pessoa Júnior, presidente da Comissão de Credenciamento de Periódicos do Sibi explica que eles seguem um regimento interno que define as atribuições e seus critérios de trabalho. “Isso é importante, pois a USP tem compromisso com a qualidade, o que também significa credibilidade com o leitor e instituições internacionais.”

Sueli Mara Ferreira

Hoje existem cerca de 80 revistas científicas criadas pelas unidades, mas o total cadastrado no sistema é de 53. “Iremos fazer uma nova divulgação da comissão para aumentar a visibilidade da nossa atuação e promover uma maior adesão das publicações; por vezes a unidade desconhece que pode receber apoio financeiro, de conteúdo e técnico, feitos através do site do Sibi”, afirmam os diretores, que se completam nesse fervilhar de ideias.

No caso da ARS, Cecílio confirma que é fundamental estimular debates e a crítica de arte. “Temos procurado dar espaço à arte contemporânea e mesclar artistas renomados aos novatos, além de resgatar textos históricos e estabelecer uma publicação feita pela USP, que exiba a colaboração de docentes e pesquisadores de outros estabelecimentos de ensino”, completa.

Quando se está no portal, o alcance de uma publicação desse tipo é impressionante. Pessoa Júnior conta “que é grande o número de pessoas dos continentes Africano e Asiático que faz o download dos artigos, logo o impacto das revistas brasileiras aumenta. Isso é um círculo virtuoso, nós auxiliamos a revista e ela também oferece o retorno social e acadêmico”.

Outro projeto do Sibi e da Comissão é continuar promovendo seminários anuais. O próximo está marcado para o mês de novembro. Detalhes da programação estarão disponíveis no portal do Sibi.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores