Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Maria Fidela de Lima Navarro, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), foi eleita presidente da Associação Internacional de Pesquisa Odontológica (IADR, sigla em inglês), principal organização de pesquisas dentária mundial, com 12 mil associados, pesquisadores de várias partes do mundo, sendo a maioria composta por americanos. Desde sua fundação, em 1920, é a primeira vez que tem na presidência um representante de país emergente.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 60% da população infantil mundial tem cárie e no Brasil dados do Ministério da Saúde mostram que crianças de 12 anos de idade têm em média de 2,8 dentes cariados, perdidos ou obturados.
“Vamos trabalhar para ampliar políticas públicas de ações básicas de prevenção das cáries, como fluoretação das águas de abastecimento público e escovação dos dentes com dentifrício fluoretado. Além de incrementar a realização de pesquisas avançadas voltadas para a saúde como um todo”, enfatiza Fidela.
A professora Maria Fidela foi Secretária Geral da Universidade (2006 a 2009) e diretora da FOB (2002-2005).