Notas

CCE lança Selo Verde, e o meio ambiente agradece

No mês de dezembro o Centro de Computação Eletrônica (CCE), com o apoio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), promoveu o lançamento do Selo Verde da USP.

Por Cinderela Caldeira

Suely Vilela, Reitora da USP

A primeira série foi concedida à Itautec pelo lote de mais de 2 mil computadores, entre laptops e notebooks, a serem fornecidos para a Universidade, atestando que essas máquinas estão em conformidade com a diretriz européia RoHS (Restriction of Hazardous Substances Directive), que prevê a não utilização de insumos tóxicos ao meio ambiente na fabricação de equipamentos.

De acordo com Tereza Cristina de Melo Brito Carvalho, coordenadora do CCE e professora da Escola Politécnica, sustentabilidade é atender às necessidades do mundo atual, sem comprometer os recursos naturais. Para isso foi criado no Centro de Computação Eletrônica a Comissão de Sustentabilidade com o objetivo de desenvolver ações de conscientização ambiental relacionadas à reciclagem, economia de água e energia elétrica e, principalmente, lixo eletrônico.

O Projeto Criação da Cadeia de Transformação do Lixo Eletrônico, desenvolvido pela comissão, envolve, além do Selo Verde, a criação do Centro de Descarte e Reciclagem e, futuramente, com a parceria de unidades da Universidade, a realização de ensaios laboratoriais por meio de uma disciplina que dê ênfase aos estudos de separação, purificação e descontaminação de metais em resíduos eletrônicos, assim como o tratamento desse materiais.

Tereza Cristina

Tereza Cristina

Lixo eletrônico é tudo aquilo que é descartado de equipamentos eletroeletrônicos, como teclados, mouses, cabos, entre outros. “No dia mundial do meio ambiente, 5 de julho, foi feita no CCE a primeira experiência onde foram coletadas cinco toneladas desse tipo de lixo. Hoje possuímos cadastrados no Sistema Mercúrio, 40 mil itens. Imaginem o tanto de lixo que tudo isso vai virar, sem contar os bens que são da Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e que nem sempre são patrimoniados”, afirma Tereza.

Gil da Costa Marques

Gil da Costa Marques

Para o professor Gil da Costa Marques, coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), foi implantado, há cerca de três anos, um projeto de aquisição de equipamentos, visando à compra em grande escala e padronização dos equipamentos e com um preço menor. ”A partir da proposta da professora Tereza tínhamos um desafio que era manter o preço baixo aliado à demanda de sustentabilidade. O pregão foi elaborado e a Itautec desenvolveu um equipamento verde”, diz Marques. “Minha preocupação, daqui para frente, é transformar isso como um item obrigatório na aquisição de equipamentos, aliando menor custo e sustentabilidade”, enfatiza.
A reitora Suely Vilela diz que o lançamento do Selo Verde é inovador e aponta para alguns desafios. Primeiro porque não temos uma legislação e ainda não conhecemos todos os procedimentos para manipular esse lixo eletrônico. “Eu entendo que nós estamos na fase de construir esse processo educativo que culminará com a criação de uma disciplina para formar nossos técnicos e também em termos educativos para os nossos alunos. Tudo isso faz parte de um grande projeto não só nacional, mas mundial, que é a questão da sustentabilidade que aflige o nosso planeta com um todo.”

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores