Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Já nesta primeira semana do ano, são muitos os espetáculos teatrais que estréiam nos palcos paulistanos. Só no Centro Cultural São Paulo acontece um grande festival de mímica, além de duas grandes estréias.
De 10 de janeiro até 1º de março será realizado o II Manifesto da Mímica Total, Com-Posições, com a Cia. Luis Louis, que tem como foco de pesquisa a dramaturgia, reunindo as mais diversas áreas, como teatro, performance, cinema, música, artes plásticas, arquitetura, semiótica, ciência e filosofia.Também faz parte da pesquisa a utilização de espaços não-convencionais. O resultado é a Mímica Total, um mergulho nos conceitos do teatro físico, integrando criação e obra, corpo e voz, visível e invisível.
São quatro espetáculos: 650.000 Horas (tempo de vida previsto para o cidadão brasileiro; que abre o festival, com apresentações até 1º de março, sábados e domingos, às 20h); Sistema Nervoso (de 16 de janeiro a 6 de fevereiro, sextas, às 21h); e I´ve Got a Feeling (de 13 a 27 de fevereiro, sextas, às 21h); e Missão Super Hiper Importante (de 8 de fevereiro a 1º de março, domingos, às 16h). Há também oficina, mesa-redonda e aula-espetáculo (tudo em fevereiro).
Espetáculos – Um clássico do teatro brasileiro, Navalha na Carne, texto de Plínio Marcos, foi adaptado ao cinema, teatro e linguagem gráfica na encenação intimista de Gero Camilo, Paula Cohen e Gustavo Machado. Os atores interpretam os conflitos de Veludo, Neusa Sueli e Vado, em um jogo de sobrevivência, onde miséria, prostituição e violência estão presentes.
A peça é realizada em uma arena completa, em que o público é envolvido, presente no confinamento do pequeno quarto. A direção é de Pedro Granato, e a estréia acontece no dia 13 de janeiro, com temporada até 19 de fevereiro (de terça a quinta, às 21h).
E ainda Cold Meat Party (Festa do Presunto) mais recente texto do controverso escritor canadense Brad Fraser, na montagem da companhia Serial Cômicos em Curitiba. A comédia dramática fez grande sucesso na
temporada curitibana de 2007 e foi indicada como
melhor sonoplastia no Fringe 2008.
Escrita em 2004, fala de um grupo de amigos (um pop star homossexual, uma cineasta feminista e um político homofóbico) que se encontra para o funeral e a leitura do testamento de um colega de colégio. Juntos recordam a antiga amizade e os sucessos, mas também encaram o presente incerto e caótico, em um divertido e inesperado fim de semana que no final pode ser mais doloroso do que ele poderiam imaginar. Adaptação e direção de Mazé Portugal (estréia no dia 23 de janeiro e fica em cartaz até 8 de março, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h).
Centro Cultural São Paulo
R. Vergueiro, 1.000, Paraíso
T. (11) 3397-4002
Ingressos: R$ 10,00 (Mímica Total); R$ 15,00 (Navalha na Carne e Cold Meat Party)
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho