comunidade usp

A Natureza Ameaçada

Espécies ameaçadas de extinção

Não existem dúvidas da grave crise ambiental, produzida pelas ações dos homens nos últimos tempos, resultando em mudanças climáticas e perda da biodiversidade. Problema que saiu das esferas científicas para fazer parte das preocupações de todos os cidadãos.
Por isso, o Museu de Zoologia acaba de inaugurar a exposição “Crise da Biodiversidade: A Natureza Ameaçada”, que reúne fotografias inéditas da vida selvagem e da relação do homem com a natureza, além de documentários raros pertencentes ao acervo do museu e exibidos pela primeira vez ao público. Paralelamente, acontecem ciclos de palestras.
No total são 30 fotografias de André Pessoa, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros de meio ambiente da atualidade, acompanhadas por painéis com textos explicativos. As imagens registram desde a harmonia e beleza dos biomas brasileiros às relações de interesse entre homem e natureza, das quais fazem parte as queimadas e até mesmo o trabalho infantil.
A mostra está dividida em dois módulos, e logo na entrada, um filme de animação, com duração de três minutos, convida o público à reflexão, ao relatar o crescimento populacional desde o século 1 até os dias de hoje, em que a população mundial atinge aproximadamente 6,7 bilhões de pessoas.
Outro grande destaque são os documentários, produzidos pela DGT filmes, de cerca de oito minutos, que complementam os relatos sobre as belezas naturais aos estágios da degradação atual. E o museu ainda apresenta cerca de 500 exemplares de sua coleção científica, com espécies já extintas ou em vias de extinção, como moluscos, insetos, peixes, aves e mamíferos, coletados na região do entorno, no bairro do Ipiranga (SP), no final do século 19 e início do 20.
Ainda para refletir sobre o assunto, um ciclo de palestras com especialistas visa a contribuir efetivamente para o debate sobre a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
“Uma rara oportunidade de encontro entre arte e ciência, uma forma possível do exercício de cidadania, a partir do olhar, da reflexão, da formação de opinião e participação nos destinos da sociedade”, como afirma o curador da mostra e coordenador de Difusão Cultural do Museu de Zoologia, Hussam El Dine Zaher.

Museu de Zoologia

Av. Nazaré, 481, Ipiranga
T. (11) 2065-8100
H. de terça a domingo, das 10h às 17h
Ingressos: R$ 4,00, com meia-entrada para estudantes (crianças com até 6 anos e pessoas acima de 60 não pagam); e entrada gratuita no último domingo do mês
Até 17 de maio

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores