Notas

Transplante de cartilagem de joelho

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Aulas digitais e educação on-line

 

Cinderela Caldeira

O Instituto de Ortopedia  e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, através de um protocolo de pesquisa (documento que define todo o planejamento do projeto), vem realizando transplante de cartilagem em joelho. A técnica inédita no País visa a estabelecer uma opção de tratamento a pacientes jovens, permitindo uma boa função do joelho e o retorno às atividades diárias.

No transplante da cartilagem articular, parte de osso e cartilagem de joelho é transplantada para o paciente lesionado, restabelecendo a anatomia da superfície, permitindo uma boa função e retorno às atividades normais.

Nesta técnica, o material (osso e cartilagem) é captado de doadores de órgãos e passa por exames para certificação de que não possue nenhum tipo de contaminação viral e bacteriana. A escassez de doadores leva a uma demora na obtenção de tecidos para o transplante.

Um comentário sobre “Transplante de cartilagem de joelho”

  1. Janise Bottin Suardi disse:

    Sou cadeirante. Fiz o implante coclear no HCFMUSP há quase um ano. A psicóloga e as fonoaudiólogas me deram uma força legal sempre e quando a psicóloga me deu a alta, sugeriu que eu passasse por um otorrino e pedisse a ele um pedido de consulta na Ortopedia do HC. Fiz isso, só que na Ortopedia não aceitaram o pedido de consulta da otorrinolaringologista, exigindo que eu passasse por um Assistente Social da área da Saúde. Fiquei muito decepcionada com este tratamento diferenciado, afinal, foi um médico do próprio HC quem pediu a consulta. Atenciosamente, Janise

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores