comunidade usp

Tempo voraz

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Um cardápio gordo em casa e na TV

 

Marcello Rollemberg

Você acha que não tem mais tempo para fazer nada? Que as 24 horas de seu dia não dão nem para o começo? Pois bem, você não está sozinho. Cada vez mais temos a impressão de que as horas do nosso dia escorrem pelos vãos dos dedos como areia fina de uma ampulheta acelerada e que, por mais que façamos, sempre sobrará muito ainda a se fazer. Esta nova edição da Espaço Aberto trata exatamente desta sensação tão incômoda quanto contemporânea, colocando uma lupa sobre as causas e as consequências deste (chamemos assim) “mal da pós-modernidade”.

Ao entrevistarmos especialistas em psicologia e sociologia, por exemplo, procuramos apresentar a nossos leitores as possíveis razões sociais para este sentimento que não nos deixa desgrudar os olhos do relógio. E, como um atarefado coelho de Alice, nos leva a repetir insistentemente: “Estou atrasado!” Mas estamos, de fato? Para a professora da FFLCH Maria Helena Oliva Augusto, a equação se dá da seguinte maneira: “Na verdade, a percepção temporal muda por conta dos inúmeros compromissos que estão presentes no cotidiano e fazem que não se dê conta de perceber o tempo de maneira mais tranquila”.

Por isso, fazemos agora um convite: se dê um tempo, deixe as atribulações um pouco de lado e leia nossa revista com tranquilidade. Aproveite, reflita e relaxe. A vida vai continuar lá fora, a cobrar atenção. Mas nada como abrir um parênteses na correria cotidiana e observarmos, postos em sossego, a paisagem que nos rodeia.

Marcello Rollemberg, Diretor de Redação

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores