comunidade usp

Ser professor na USP

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
USP se destaca em rankings internacionais

 

Luciano Maluly

Existem alguns momentos marcantes na vida de um educador e, um deles, para quem trabalha no nível superior, é a aprovação no concurso de Docente e Pesquisador na Universidade de São Paulo, considerada a melhor instituição de ensino do País e uma das melhores do mundo. É a coroação de um trabalho de anos de dedicação aos estudos e à docência.

No início da carreira, as atividades ficam concentradas em algumas tarefas, geralmente relacionadas ao ensino (aulas) e à pesquisa (orientações e produção bibliográfica). Com o tempo, o docente observa que a Universidade de São Paulo oferece diversos espaços que justificam a sua atuação como um componente do saber.  Diversos programas de fomento estimulam o trabalho e a relação docente/discente, como os direcionados à pesquisa (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Pibic, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/Pibit, Pré-Iniciação Científica, Ensinar com Pesquisa e Tutoria Científico-Acadêmica), monitoria (Programa de Estímulo ao Ensino da Graduação/PEEG e Programa de Aperfeiçoamento do Ensino/PAE) e extensão (Aprender com Cultura e Extensão).

Além disso, existem programas nas unidades e Pró-Reitorias que auxiliam os professores a viabilizar e participar de eventos acadêmicos, como congressos, conferências, encontros, entre outros, além de possibilitar a oferta de atividades ao público externo, como conferências, oficinas e cursos de atualização. As propostas para a organização de grupos de pesquisa ou de estudos, laboratórios e publicações (livros e revistas) também estão inseridas nesse universo.

No âmbito do ensino, em especial o da graduação, é possível orientar e viabilizar projetos que atingem tanto a comunidade uspiana como a externa, com destaque para os trabalhos na área da saúde realizados pelos estudantes no Hospital Universitário (HU), além do planejamento de estágios fora e dentro da Universidade. Da mesma forma, algumas propostas permitem ao docente planejar e assim aproveitar o material produzido em sala de aula, como é observado na Escola de Comunicações e Artes (ECA), onde os alunos produzem jornais, revistas, filmes, peças publicitárias, programas de rádio e TV, produtos digitais e outros materiais, disponibilizados gratuitamente.

No âmbito institucional, os cargos administrativos e participações em comissões e conselhos merecem atenção, porque possibilitam aos responsáveis a manutenção da unidade e o estímulo aos projetos dos professores, alunos e funcionários.

Antes do ofício, ensina-se aos estudantes que a honestidade, a amizade e o respeito se sobressaem diante do orgulho, da vaidade e do poder. A tarefa do professor é infinita e, como diz o professor Adilson Odair Citelli, depois de seus quase 30 anos dedicados à USP: “Quando entro em sala e vejo os mesmos rostinhos de jovens entre 17 e 20 anos, o sentimento é de que o tempo parou”.

Luciano Maluly é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores