Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Existem alguns momentos marcantes na vida de um educador e, um deles, para quem trabalha no nível superior, é a aprovação no concurso de Docente e Pesquisador na Universidade de São Paulo, considerada a melhor instituição de ensino do País e uma das melhores do mundo. É a coroação de um trabalho de anos de dedicação aos estudos e à docência.
No início da carreira, as atividades ficam concentradas em algumas tarefas, geralmente relacionadas ao ensino (aulas) e à pesquisa (orientações e produção bibliográfica). Com o tempo, o docente observa que a Universidade de São Paulo oferece diversos espaços que justificam a sua atuação como um componente do saber. Diversos programas de fomento estimulam o trabalho e a relação docente/discente, como os direcionados à pesquisa (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/Pibic, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/Pibit, Pré-Iniciação Científica, Ensinar com Pesquisa e Tutoria Científico-Acadêmica), monitoria (Programa de Estímulo ao Ensino da Graduação/PEEG e Programa de Aperfeiçoamento do Ensino/PAE) e extensão (Aprender com Cultura e Extensão).
Além disso, existem programas nas unidades e Pró-Reitorias que auxiliam os professores a viabilizar e participar de eventos acadêmicos, como congressos, conferências, encontros, entre outros, além de possibilitar a oferta de atividades ao público externo, como conferências, oficinas e cursos de atualização. As propostas para a organização de grupos de pesquisa ou de estudos, laboratórios e publicações (livros e revistas) também estão inseridas nesse universo.
No âmbito do ensino, em especial o da graduação, é possível orientar e viabilizar projetos que atingem tanto a comunidade uspiana como a externa, com destaque para os trabalhos na área da saúde realizados pelos estudantes no Hospital Universitário (HU), além do planejamento de estágios fora e dentro da Universidade. Da mesma forma, algumas propostas permitem ao docente planejar e assim aproveitar o material produzido em sala de aula, como é observado na Escola de Comunicações e Artes (ECA), onde os alunos produzem jornais, revistas, filmes, peças publicitárias, programas de rádio e TV, produtos digitais e outros materiais, disponibilizados gratuitamente.
No âmbito institucional, os cargos administrativos e participações em comissões e conselhos merecem atenção, porque possibilitam aos responsáveis a manutenção da unidade e o estímulo aos projetos dos professores, alunos e funcionários.
Antes do ofício, ensina-se aos estudantes que a honestidade, a amizade e o respeito se sobressaem diante do orgulho, da vaidade e do poder. A tarefa do professor é infinita e, como diz o professor Adilson Odair Citelli, depois de seus quase 30 anos dedicados à USP: “Quando entro em sala e vejo os mesmos rostinhos de jovens entre 17 e 20 anos, o sentimento é de que o tempo parou”.
Luciano Maluly é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA
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