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A partir de análises de jornais, revistas, fontes especializadas e documentos históricos para explicar a importância da comunicação no meio político, o livro No espaço cênico da propaganda política é voltado a todos que se interessam pelo tema. A obra de Adolpho Queiroz mostra-se fundamental para entender a importância da propaganda, do marketing e do jornalismo na política brasileira, desde Deodoro da Fonseca (1889) até recentemente.
O artigo Eurico Gaspar Dutra: o “catedrático do silêncio” na acústica do getulismo, de Ricardo Reis Hiar, é um dos 19 textos que compõem a obra. Nele, o leitor compreende como Dutra obteve a ajuda do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) para aproveitar a imagem de Getúlio e ganhar a confiança da classe trabalhadora. Nas eleições de 1945, pós-ditadura Varguista, o candidato Eduardo Gomes, da União Democrática Nacional (UDN), afirmava que não precisava dos votos “dessa malta de desocupados que apoia o ditador”. Para Dutra, esta contrapropaganda foi fundamental para garantir o posto de presidente da República. A boa estratégia de propaganda política foi fundamental para ajudar o tímido e pouco carismático candidato nas eleições.
Título: No espaço cênico da propaganda política
Organizador: Adolpho Queiroz
Editora: Papel Brasil
Número de páginas: 332
Preço: R$ 30,00