comunidade usp

Longe é um lugar que não existe

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
Aulas digitais e educação on-line

 

Marcello Rollemberg

O leitor desta edição da Espaço Aberto que for direto à nossa matéria de capa se deparará com um número substantivo: segundo dados do último Censo de Educação Superior, divulgado pelo MEC, 14,6% do total de matrículas nos cursos de graduação no Brasil advêm dos chamados cursos on-line. É uma prova definitiva de que a educação a distância, a EAD, entrou definitivamente no universo acadêmico brasileiro. De 2001 a 2010, o número de pessoas cursando a modalidade aumentou 170 vezes. No começo do século, eram 5.300 alunos. Dois anos atrás, já eram espantosos 930 mil.
São, de fato, números espantosos, mas que não ajudam a diminuir a resistência de muitos – professores e possíveis alunos – com relação a esse tipo de ensino. Para os críticos, a falta do contato “humano” em sala de aula, do “olho no olho”, pode dificultar a aprendizagem e a própria formação, envolvida em questões sociais que vão além do aprender ou não determinada matéria. Talvez esse seja um caso clássico da tão conhecida resistência ao novo, que tende a diminuir com o passar do tempo e com costumes renovados.
Pelo menos é nisso que acreditam os defensores da EAD. “O desempenho dos alunos dos cursos de EAD é semelhante ao dos cursos tradicionais”, garante Gil da Costa Marques, superintendente de Tecnologia da Informação. “A qualidade de ensino é a mesma, seja no curso presencial ou via internet.” O leitor tem alguma dúvida a respeito do tema? Então vá até a página 12 e tire suas conclusões. Afinal, como já disse o poeta, longe é um lugar que não existe.
Boa leitura.

Marcello Rollemberg, diretor de Redação

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores