comunidade usp

Dúvidas nova carreira técnico-administrativa

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

Por Cinderela Caldeira

Na matéria “Currículoweb, facilidade de acesso à informação”, publicada na edição de dezembro da revista Espaço Aberto, algumas dúvidas dos funcionários técnico-administrativos foram encaminhadas à redação da Espaço Aberto, e foram respondidas pelo setor de carreira do Departamento de Recursos Humanos (DRH). Estamos publicando, na íntegra, as perguntas e as respostas.

A partir do dia 11 de janeiro estará à disposição dos funcionários técnico- administrativos um serviço de esclarecimentos de dúvidas no site do DRH (http://www.usp.br/drh/) no item nova carreira de 2011. Nele constarão mais dúvidas que foram dirigidas ao setor de carreira.

Perguntas e respostas – Revista Espaço Aberto

1.    Na época do novo enquadramento, estarei de férias, fora do Brasil. Gostaria de saber se há necessidade do funcionário estar presente?
Não há, no processo de avaliação para progressão na carreira, previsão de entrevistas com o servidor. A avaliação compreende a auto-avaliação, a avaliação pela chefia e a análise da avaliação consensual pelo Comitê de Análise (CA).
2. De acordo com o MEC, a graduação compreende (bacharelado, licenciatura e tecnólogo). Gostaria de saber se o DRH / Carreira USP irá orientar as unidades USP para seguir esta determinação do MEC ou ficará a cargo dos Comitês nas unidades pontuarem a formação superior.
Segue abaixo o texto enviado como resposta ao meu questionamento junto ao MEC:
A USP, por ser um órgão público, deverá seguir todos os preceitos legais. Assim, serão consideradas as determinações expedidas pelo MEC. Contudo, não está prevista, para a  Movimentação na Carreira, pontuação específica para determinadas formações.
As formações fazem parte dos requisitos de acesso (formação + experiência, de acordo com o Anexo III da Resolução 5.912/2011) http://www.usp.br/drh/novo/carreiras/carreira_2011/anexoIIIres5912_11.pdf, que são os requisitos mínimos estabelecidos para cada nível de complexidade.
3. Com relação aos requisitos de acesso para o grupo T3, os nove anos de experiência serão contados a partir de que data?
Para a contagem da experiência exigida nos requisitos de acesso, será considerada toda a experiência do servidor, interna ou externa à USP.
4. Gostaria de saber onde e como são esses cursos de atualização. Como fazê-los? Serão aceitos somente os cursos realizados na USP?
Os cursos de atualização são definidos como cursos com carga horária mínima de 30 horas e que exigem que o aluno seja graduado. Qualquer curso que tenha estas características é considerado como “atualização”, seja ele realizado dentro ou fora da USP.
Lembramos que para efeito do quesito “Requisito de Acesso”, Atualização é a somatória dos cursos de: atualização + difusão  + outros cursos.

5. Os cursos de aperfeiçoamento e atualização, para nós da área de tecnologia da informação, não têm exigência de graduação e são cursos de aperfeiçoamento e atualização.
Quais serão os pesos destes tipos de curso? Serão nesta ordem: aperfeiçoamento, atualização, difusão e outros cursos?
Não está prevista nesta primeira etapa da movimentação, a estipulação de peso para esses cursos. Eles fazem parte dos requisitos de acesso (formação + experiência, de acordo com o Anexo III da Resolução 5.912/2011) http://www.usp.br/drh/novo/carreiras/carreira_2011/anexoIIIres5912_11.pdf, que são os requisitos mínimos estabelecidos para cada nível de complexidade. Os CAs poderão utilizar este quesito para desempate.
Lembrando que para efeito do quesito “Requisito de Acesso”, Atualização é a somatória dos cursos de: atualização + difusão + outros cursos.
6. Na inserção de informações no currículo do Martweb, no campo “Participação de eventos ou cursos”, qual será o critério de avaliação: é o número de horas ou o tipo de evento (curso/simpósio, workshop)?
Para a primeira movimentação na carreira, não serão consideradas as participações em eventos, congressos etc. Quanto aos cursos (atualização, difusão e outros cursos), serão somadas e contabilizadas as horas dos cursos realizados. Lembrando que os cursos de difusão e outros serão considerados até dez anos atrás (cursos realizados até 1/4/2002).
7. No campo experiência profissional, só vai o nome da empresa, admissão e demissão. Não seria importante discriminar as atividades das empresas que já trabalhamos e da atual? Estou perguntando isso porque aqui na USP a maioria dos funcionários é técnico e faz muitas atividades diferentes.
A inclusão de um campo para detalhamento das atividades exercidas fora e dentro da USP está na pauta de estudos para aprimoramento do currículoweb.

8 – O que fazer nos casos de cursos feitos no exterior?
Para cursos efetuados no exterior, há necessidade de passar pela Seção de Revalidação de Diplomas e Legislação da Secretaria Geral.
Para mais informações, consultar o site www.usp.br/sg
9- Como cadastrar o registro profissional?
Os registros profissionais devem ser inseridos nos dados pessoais no sistema Marte pela área de pessoal.
10 - Não consigo alterar dados de uma formação da USP para cadastro no currículoweb. O que fazer?
Procure a unidade onde realizou o curso para que seja providenciada a alteração necessária no sistema responsável pela informação (Jupiter, Janus, Apolo). A partir das providências tomadas pela área responsável, o curso será visualizado no sistema Marte.
11 – Quem pode votar nas eleições para membros do CA?
Todo servidor técnico e administrativo, independente do tempo USP.

4 comentários sobre “Dúvidas nova carreira técnico-administrativa”

  1. Celina Marmontel disse:

    Estarei de licensa maternidade em abril 2012, desejo saber se isso me impedira de entrar para avaliação. Grata

  2. Silvia disse:

    Sou matematica e pesquisadora da FMUSP. Meu trabalho na Faculdade eh de publicacao de artigos, orientacao de trabalhos, ministro cursos de modelagem matematica em epidemiologia, apresento trabalhos em eventos, etc. Minha atividade eh muito semelhante a dos professores apenas na parte da pesquisa, pois nao participo do ensino.

    Minha pergunta com relacao a atualizacao do CV: como posso atualizar minhas atividades cientificas?

    Por exemplo: como coloco a apresentacao de um trabalho onde sou a primeira autora (ou co-autora) que foi apresentado pelo co-autor?

    E o pos-doc? Posso coloca-los na formação e titulos, como colocamos no curriculum lattes (cnpq)?

  3. Rosana S. V. da Silv disse:

    Não encontrei no currículoweb um campo onde inserir as minhas participações em Comissões e Bancas Examinadoras. Onde posso mencionar esse tipo de atividade ?

  4. admin disse:

    Está à disposição dos funcionários técnico- administrativos um serviço de esclarecimentos de dúvidas no site do DRH (http://www.usp.br/drh/) no item nova carreira de 2011. Nele constarão mais dúvidas que foram dirigidas ao setor de carreira. Qualquer outra dúvida deverá ser encaminhada ao setor de pessoal da unidade em que o funcionário trabalha.

    Redação

    Revista Espaço Aberto

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores