Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Em dezembro passado, num encontro promovido pela Secretaria Geral para assistentes acadêmicos da Universidade foi apresentado o Sistema do Diploma Virtual.
A partir deste ano, os estudantes que concluírem cursos de graduação, pós-graduação ou extensão universitária terão acesso on-line ao documento através do sistema corporativo.
Rubens Beçak, secretário-geral, enfatiza a importância da iniciativa: “É um facilitador para vários agentes: o formando, assistentes acadêmicos, unidades, institutos, museus, Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, como também para a Divisão de Registros Acadêmicos da Universidade”.
“A semente pioneira”, diz Beçak, torna a USP percursora na emissão de certificado oficial digital no Brasil, com validade em todo o território nacional. O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria Geral e o Departamento de Informática, ligado à Vice-Reitoria Executiva de Administração (VREA).
O diploma em papel continuará a ser emitido, mas o documento virtual possibilitará a comprovação de conclusão de curso àqueles formandos que não possam esperar, como é o caso dos que necessitam se inscrever no exame da Ordem dos Advogados, de residência médica, concursos públicos ou em cursos de pós-graduação.
“É importante ressaltar que o diploma digital USP é assinado conforme os padrões de segurança e confiabilidade estabelecidos pelo ICP-Brasil (ICP é a sigla brasileira para PKI – Public Key Infrastructure, e significa Infraestrutura de Chaves Públicas; a denominação Brasil refere-se à infraestrutura criada no Brasil, ou ainda, o Sistema Nacional de Certificação Digital). Isso confere ao diploma validade legal em todo o território nacional, e para todos os fins em que se exige documento com firma reconhecida. De acordo com o Decreto n° 3.587, de setembro de 2000 da Presidência da República ”, diz Luiz Natal Rossi, diretor do Departamento de Informática (DI).
O software para assinatura digital foi desenvolvido pelo DI, em parceria com a Universidade do Porto, de maneira que outros documentos também possam receber a certificação. “Neste primeiro semestre de 2013, a VREA colocará o assinador digital disponível como um serviço a todas as unidades da Universidade interessadas em utilizar esse recurso de autenticação documental”, esclarece Rossi.
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho
Acho uma ideia louvável! Evitaria logas filas nas Seções de Alunos, aliviaria os prazos de entrega de documentos e evitaria de a pessoa ter de vir de longe ter de fazer o pedido de seu diploma!