Notas

Diploma Virtual, semente pioneira da USP

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

Cinderela Caldeira

ReproduçãoEm dezembro passado, num encontro promovido pela Secretaria Geral para assistentes acadêmicos da Universidade foi apresentado o Sistema do Diploma Virtual.

A partir deste ano, os estudantes que concluírem cursos de graduação, pós-graduação ou extensão universitária terão acesso on-line ao documento através do sistema corporativo.

Rubens Beçak, secretário-geral, enfatiza a importância da iniciativa: “É um facilitador para vários agentes: o formando, assistentes acadêmicos, unidades, institutos, museus,  Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação, como também para a Divisão de Registros Acadêmicos da Universidade”.

“A semente pioneira”, diz Beçak, torna a USP  percursora  na emissão de certificado oficial digital no Brasil, com validade em todo o território nacional. O projeto foi desenvolvido em parceria entre a Secretaria Geral e o Departamento de Informática, ligado à Vice-Reitoria Executiva de Administração (VREA).

O diploma em papel continuará a ser emitido, mas o documento virtual possibilitará a comprovação de conclusão de curso àqueles formandos que não possam esperar, como é o caso dos que necessitam se inscrever no exame da Ordem dos Advogados, de residência médica, concursos públicos ou em cursos de pós-graduação.

“É importante ressaltar que o diploma digital USP é assinado conforme os padrões de segurança e confiabilidade estabelecidos pelo ICP-Brasil (ICP é a sigla brasileira para PKI – Public Key Infrastructure, e significa Infraestrutura de Chaves Públicas; a denominação Brasil refere-se à infraestrutura criada no Brasil, ou ainda, o Sistema Nacional de Certificação Digital). Isso confere ao diploma validade legal em todo o território nacional, e para todos os fins em que se exige documento com firma reconhecida. De acordo com o Decreto n° 3.587, de setembro de 2000 da Presidência da República ”, diz Luiz Natal Rossi, diretor do Departamento de Informática (DI).

 

O software para assinatura digital foi desenvolvido pelo DI, em parceria com a Universidade do Porto, de maneira que outros documentos também possam receber a certificação. “Neste primeiro semestre de 2013, a VREA colocará o assinador digital disponível como um serviço a todas as unidades da Universidade interessadas em utilizar esse recurso de autenticação documental”, esclarece Rossi.

Um comentário sobre “Diploma Virtual, semente pioneira da USP”

  1. solangepaixao disse:

    Acho uma ideia louvável! Evitaria logas filas nas Seções de Alunos, aliviaria os prazos de entrega de documentos e evitaria de a pessoa ter de vir de longe ter de fazer o pedido de seu diploma!

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores