Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
As salas de cinema paulistanas trazem inúmeras estreias no mês de janeiro: aventura, documentário, drama, biografia e animação. A revista Espaço Aberto destaca algumas novidades
Por Alessandra Goes
No dia 6 de janeiro ocorrem duas estreias. Uma delas é As neves de Kilimanjaro, drama francês que conta a história de Michel e Marie-Claire. Casados há 30 anos, ambos têm uma vida feliz, cercados por familiares e amigos. Essa situação muda quando são assaltados por dois homens, que levam o dinheiro reservado para uma viagem do casal ao Monte Kilimanjaro – antigo vulcão hoje coberto por neve, localizado no norte da Tanzânia. O maior choque se dá quando Michel e Marie-Claire descobrem quem são os autores do assalto.
A outra estreia do dia 6 é o terceiro filme da série Alvin e os esquilos. A nova aventura de Alvin, Theodore e Simon acontece quando os três esquilos, acompanhados de suas namoradas, acabam em uma ilha tropical paradisíaca após o naufrágio que ocorre com o navio em que viajavam.
Em janeiro também é a vez de Sherlock Holmes invadir as telas de cinema e mostrar o detetive mais famoso de Londres, ao lado de seu fiel escudeiro Dr. Watson, na luta contra o professor Moriarty, o mais novo gênio do crime. O filme, que estreia no dia 13, mostra a luta de Holmes para explicar a morte do príncipe da Áustria: suicídio ou assassinato? O detetive percorre o continente, passando pela França, Inglaterra, Alemanha e Suíça, na busca de uma resposta. Sherlock Holmes 2 traz mais uma aventura vivida por um dos mais famosos personagens da literatura britânica, criado pelo escritor Arthur Conan Doyle.
Além de Sherlock Holmes, Tintin é outro detetive que aparecerá nas telas do cinema. Com a seu cachorro Milu e seus amigos, Tintin descobre o navio afundado comandado pelo capitão Haddock, oficial trapalhão e generoso, seu grande parceiro. As aventuras do menino e do cachorro Milu começaram em histórias em quadrinhos criadas pelo escritor belga Hergé, na década de 1920, traduzidas para mais de 50 idiomas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas.
Além de Tintin, outro filme que estreia no dia 20 é A música segundo Tom Jobim, documentário de Nelson Pereira e Dora Jobim, neta do compositor. O longa metragem mostra a vida afetiva e a obra de Tom Jobim, um dos criadores do movimento bossa nova e um dos maiores expoentes da música brasileira, a partir de depoimentos de personalidades como Frank Sinatra, Elis Regina, Chico Buarque e Elizeth Cardoso.
A última estreia ocorre uma semana depois. J. Edgar é a nova produção de Clint Eastwood. Com participação de Leonardo DiCaprio e Naomi Watts, o filme trata de um drama biográfico sobre a vida de J. Edgar Hoover, diretor do FBI (organismo federal de investigação criminal dos Estados Unidos) por 48 anos. Hoover ficou conhecido por causa de seus crítérios sempre discutíveis para perseguir ativistas políticos, congressistas e líderes do movimento negro, além de empregar métodos ilegais para criar arquivos secretos de líderes adversários.
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho