Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina tem novo Centro de Avaliação Pré-Operatória que visa a aumentar a segurança e a qualidade da assistência ao paciente com indicação de cirurgia de emergência.
Com seis consultórios, duas salas de enfermagem e uma área para discussão de casos, o local terá capacidade para 135 atendimentos por dia, 40% a mais que sua capacidade atual. O centro terá em um mesmo espaço, atendimento do clínico geral, do anestesiologista, do cardiologista, do pediatra e da enfermagem. A equipe avaliará os riscos de complicações relacionadas às intervenções cirúrgicas em relação ao estado de saúde do paciente e adotar as medidas adequadas para cada procedimento.
O novo centro permitirá maior rapidez na discussão de casos, na definição de fatores que podem aumentar o risco e no planejamento de estratégias para atenuar ou evitar complicações, o que possibilitará um atendimento mais eficiente. A partir das informações coletadas pelos profissionais envolvidos o cirurgião decidirá, em conjunto com o paciente e família, se a relação risco x benefício é favorável à internação. Assim, para o paciente representará maior conforto e para o HC a otimização de leitos.