comunidade usp

Benjaminianas: cultura capitalista e fetichismo contemporâneo

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

Olgária Matos

Editora Unesp

302 páginas

R$ 49,00

Olgária Matos, professora aposentada do Departamento de Filosofia da FFLCH e vencedora do Prêmio Jabuti de Ciências Humanas de 1990, analisa neste livro textos do filósofo Walter Benjamin com o propósito de evidenciar os impactos sociais da transição do capitalismo de produção para o capitalismo de consumo.

A obra é uma investigação sobre o homem moderno e sobre o processo de mudança socioeconômica que o filósofo judeu-alemão chamou de “essência da modernidade”. Temas como privatização do conhecimento, canonização das mercadorias, relação paradoxal entre tempo e trabalho, valores agregados a produtos de luxo e consumismo vazio são abordados pela autora que, não só ajuda a compreender o filósofo, como também atualiza os modos de ser do capitalismo contemporâneo.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores