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Trabalhos bem sucedidos

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Participantes vêem os painéis mostrando o trabalho de funcionários das três Universidades.

Evento enfatiza a importância desses profissionais para os níveis de excelência da USP, Unesp e Unicamp

Por Alessandra Goes Alves

A partir do reconhecimento da importância de divulgar os trabalhos de profissionais técnico-administrativos, funcionários das tres universidades se reuniram para o primeiro Conpuesp (Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo).

Alguns funcionários se inscreveram para o Conpuesp no primeiro dia do Congresso.

Ocorrido nos dias 25 e 26 de outubro, no Memorial da América Latina, o Congresso permitiu a troca de experiências entre funcionários das três universidades a partir de palestras e exposição de pôsteres com descrições de inúmeros trabalhos desenvolvidos por profissionais de diversas áreas: administrativa, assistencial, de melhoria da infraestrutura e de apoio ao tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão).

A ideia que originou o Conpuesp nasceu em 2010, na terceira edição do Simtec (Simpósio dos Profissionais da Unicamp), que contou com a participação de gestores de recursos humanos das três instituições. O Simtec expõe trabalhos e ações institucionais desenvolvidas pelos funcionários da Universidade de Campinas.

Para organizar o Conpuesp, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) nomeou uma comissão composta por funcionários das três instituições, em igual número e de diversos campi. Além disso, as universidades também partilharam o gerenciamento de recursos financeiros e dos palestrantes que se apresentaram nos dois dias do Conpuesp. Luciana Ielo, funcionária da Organização Administrativa do Departamento de Recursos Humanos da Reitoria da USP, explica que cada universidade designou uma comissão de seis funcionários para divulgar o Conpuesp e organizar as inscrições em cada instituição.

Na manhã dia 26/10, a palestra “Casos de Sucesso” apresentou trabalhos bem sucedidos desenvolvidos por funcionários de cada universidade. Maria José Dias Martins e Roberta Banietti, técnicas da Coordenadoria de Recursos da Reitoria da Unesp, mostraram como a elaboração de parâmetros para o quadro de funções técnico-administrativas aprimora a avaliação do trabalho desenvolvido por esses profissionais.

Painéis mostram o trabalho dos funcionários nas três universidades

Em seguida, houve a apresentação de João Antônio Aparecido Salla, assistente técnico- financeiro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação do campi USP de São Carlos (ICMC) e atual presidente da Comissão para Reestruturação dos Sistemas de Gestão Administrativa e Financeira (Gefin) [http://www.usp.br/gefim/]. Em sua fala, Salla disse que ao, longo dos anos, o Gefin passou a cuidar da gestão administrativa como um todo, não se restringindo a questões financeiras, como fazia em 1996, quando foi fundado. As áreas de recursos humanos e de informática também são discutidas no Gefin. “Devemos trabalhar com toda a administração e não só com a parte financeira e de materiais”, diz Salla, que reforçou a importância de padronização de procedimentos para se atingir serviços de qualidade.

Por fim, Orlando Carlos Furlan, funcionário da Unicamp, contou o histórico do Simtec e a importância dele para a ocorrência do Conpuesp. “Além do trabalho realizado, o funcionário tem papel fundamental na disseminação do conhecimento produzido nas universidades. Por isso, o diálogo entre esses profissionais se faz essencial. Uma iniciativa que deu certo pode servir de exemplo para a realização de outros trabalhos, em outra universidade.”

Os painéis expostos no Congresso, selecionados por uma Comissão Científica composta por professores das universidades, mostraram atividades desenvolvidas pelos funcionários, em diversas áreas, contemplando temas como política de assistência estudantil, instrumentação de laboratório de ensino de Física, programa de prevenção de acidentes no trabalho provocados por bisturi e memória bibliográfica. Alguns painéis também mostraram as atividades desenvolvidas por projetos de cultura e extensão de cada universidade.

Luciana Ielo, coordenadora da comissão organizadora do Conpuesp na USP

Luciana Ielo, também coordenadora da comissão organizadora do Conpuesp na USP, conta que a Universidade de São Paulo possuía uma tradição de encontros temáticos, mas não havia um evento para reunir todos os seus funcionários. Ela avalia que a localização geográfica de diversos campi no interior do Estado foi uma dificuldade enfrentada pelos organizadores do Conpuesp. Apesar disso, ela diz que o Congresso foi um sucesso. “É importante que os funcionários mostrem o seu trabalho. Isso os faz se sentir valorizados e apresenta para a sociedade a importância deles na excelência das universidades.” Ao total, 1.500 funcionários se inscreveram para participar do Conpuesp.

Participantes do primeiro Conpuesp no Auditório Simón Bolíva, no Memorial da América Latina

Segundo Edison Lins, coordenador do Simtec e integrante da comissão organizadora do Conpuesp, o reconhecimento dos funcionários como parte integrante da comunidade acadêmica é uma reivindicação histórica. “Existe sim uma distancia entre professores e funcionários e um evento como o Conpuesp ajuda a quebrar isso.” Para ele, durante os dois dias de evento, o Congresso mostrou a qualidade do trabalho desses profissionais, importantes para as universidades obterem reconhecidos indicadores de excelência.

Ao final do evento, os representantes de cada instituição deliberaram, em consenso, que o Conpuesp será realizado a cada dois anos, sediado em cidades onde existam campi das três universidades. A próxima edição do Conpuesp ocorrerá em 2013 e os organizadores estudam a possibilidade dos painéis mostrados este ano serem expostos em cada universidade.

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