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Três grandes mostras fotográficas entram em cartaz neste mês na cidade de São Paulo. A primeira delas traz cerca de 200 imagens da fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat. Uma parceria entre o Sesi e o Instituto Moreira Salles, a exposição “Maureen Bisilliat: fotografias” chega a São Paulo depois de uma temporada no Rio de Janeiro, só que agora mais extensa e com novidades.
Alguns ensaios ganharam novas imagens, como Pele Preta, composto por fotos feitas quando a artista ainda era estudante e frequentava ateliês de modelo vivo. Também ganhou volume a série dedicada aos romeiros, e ainda há ensaios inéditos: Chorinho Doce, com fotografias captadas em grande parte no Vale do Jequitinhonha e inspiradas nos poemas de Adélia Prado.
Outras imagens também trazem referências em universos literários de Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Euclides da Cunha. Há ainda trabalhos feitos em viagens de Maureen pelo Japão, África e Bolívia. Destaque também para a série dedicada ao Xingu, incluindo a projeção do documentário Xingu/Terra, feito na década de 1980 por Maureen Bisilliat e Lúcio Kodato, rodado na aldeia mehinaku, no Alto do Xingu. A curadoria é de Sergio Burgi. Além da mostra, a publicação homônima reconstrói a trajetória da fotógrafa ao longo de 50 anos, reunindo 12 ensaios fotográficos (304 págs., R$ 140,00).
A exposição “João Luiz Musa – Fotografias” reúne duas séries: uma colorida e outra em preto e branco, em um conjunto de 105 fotos, com cenas, arquiteturas e paisagens. A série em p&b, intitulada Um Inverno, traz 50 imagens captadas em Paris, Londres, Roma, Lisboa, Madri, Genebra, Oslo, Estocolmo e outras cidades europeias em uma viagem que o fotógrafo fez durante o inverno de dezembro de 1973 a janeiro de 1974. Algumas das fotos já estiveram em exposição no Masp (1974) e no MIS (1993).
Na atual seleção, também estão os negativos, contatos, processo de edição e cópias que foram revisitados, além de novas imagens incorporadas ao ensaio.
Já na série em cor, Fotografias 2005-2009, estão as outras 55 fotos mais recentes, tiradas em Paris e Avignon, na França, Nova York e cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Parati, Cubatão e Itanhaém. Geradas por câmeras digitais e impressas em jato de tinta sobre papel de algodão, as imagens foram tratadas com recursos de interpretação sobre a luz e sobre a cor. As séries serão transformadas em livros, com previsão de lançamento no término da exposição, dia 9 de maio: Fotografias 2005-2009 (Imprensa Oficial, 156 págs., com texto de Luiz Armando Bagolin) e Um Inverno (Imprensa Oficial/Edusp, 144 págs., com texto de Agnaldo Farias).
E, por fim, a exposição “Profissão Fotógrafo” inclui imagens do argentino Horacio Coppola e da suíça Hildegard Rosenthal, que traçam um paralelo entre São Paulo e Buenos Aires. São 45 fotografias, feitas entre o fim dos anos 30 e início dos 40, ambos influenciados pelo modernismo e formados na tradição da escola alemã Bauhaus. As imagens revelam a vertigem do moderno, representada pela verticalização dos edifícios, e mostra a importação da “Nova visão” e da “Nova objetividade” europeia. As geometrias fragmentadas permitem que estruturas de ferro forjado ressignifiquem uma nova funcionalidade urbana: balcões, antenas, telas aramadas nas escadarias. As geometrias das paisagens noturnas contrastam com os prédios em ascensão e celebram a cidade iluminada que Walt Whitman, um século antes, chamou de “I sing the body electric” (Eu canto o corpo elétrico).
Os trabalhos também fazem o registro histórico de transformações nas duas capitais, que cresceram com o processo de industrialização, fazendo aumentar o número de pessoas nas ruas, que circulam ao lado de cartazes do comércio ou letreiros em neon. Revelam o sentimento de redenção pelo novo, por um centro flanado pela multidão, por transeuntes anônimos desafiando veículos, a promessa de uma nova cidade.
Galeria de Arte do Sesi (“Maureen Bisilliat: fotografias” )
Av. Paulista, 1313
T. (11)3146-7405
H.segunda, das 11h às 20h, terça a sábado, das 10h às 20h, e domingo e feriados, das 10h às 19h
Ingressos: Grátis
Até 4 de julho
Instituto Tomie Ohtake (“João Luiz Musa – Fotografias” )
Av. Brig. Faria Lima, 201, Pinheiros (com entrada pela r. Coropés)
T. (11) 2245-1900
H. de terça a domingo, das 11h às 20h
Ingressos: Grátis
Até 9 de maio
Museu Lasar Segall (“Profissão Fotógrafo”)
R. Berta, 111, Vila Mariana
T. (11) 5574-7322
H. de terça a sábado, das 14h às 19h, e domingos e feriados, das 14h às 18h
Ingressos: Grátis
Até 4 de abril
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho