

Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
A edição número 79 da Revista USP, lançada este mês, comemora os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e traz um panorama sobre as mudanças da colônia com a vinda do rei português e de sua corte.
A revista apresenta novas abordagens sobre o assunto em artigos como o de João José Reis, professor da Universidade Federal da Bahia. O autor comenta sobre a esperança dos escravos baianos que ansiavam que as severas punições terminariam com a chegada da Família Real. Além de textos de João Paulo G. Pimenta e Adriana Salay Leme, Lilia Moritz Schwarcz, Maria Regina de Almeida, entre outros.
A publicação também reserva espaço para o centenário da imigração japonesa no Brasil. A sessão é coordenada pelo professor Sedi Hirano, do Departamento de Sociologia da FFLCH, composta por textos de Alexandre Kishimoto e Rose Satiko Gitirama Hikiji, Sylvia Dantas, Márcia Yumi Takeuchi e Geraldo José de Paiva.