Notas

Psicologia do HC reduz tempo de espera para tratamento

Por Cinderela Caldeira

A Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas adotou um novo sistema de metas e indicadores que permitiu a redução de seis meses para um mês o tempo de espera dos pacientes que aguardam tratamento psicológico.

Alguns procedimentos foram analisados e reformulados. Entre os critérios avaliados estão a carga horária de trabalho, número mínimo de procedimentos e o tempo necessário para a realização das atividades de ensino e pesquisa pelo psicólogo.

Uma pesquisa de satisfação ao cliente para avaliar a qualidade do atendimento foi adicionada ao processo. Profissionais da Divisão de Psicologia, periodicamente, entram em contato telefônico com os pacientes em tratamento ou os que já receberam alta e administram um questionário de satisfação em relação ao atendimento recebido.

Em 2008, foram realizados 42.447 procedimentos, em 2007, 41.000. O trabalho resultou no crescimento médio de 4% ao ano da produção assistencial. Pela eficácia o programa deverá ser referência na rede pública de saúde.

As consultas possuem duração de 40 minutos e frequência média de uma a duas vezes por semana por um período que pode se estender até seis ou oito meses, dependendo da complexidade do contexto clínico.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores