Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Por Cinderela Caldeira
A Divisão de Psicologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas adotou um novo sistema de metas e indicadores que permitiu a redução de seis meses para um mês o tempo de espera dos pacientes que aguardam tratamento psicológico.
Alguns procedimentos foram analisados e reformulados. Entre os critérios avaliados estão a carga horária de trabalho, número mínimo de procedimentos e o tempo necessário para a realização das atividades de ensino e pesquisa pelo psicólogo.
Uma pesquisa de satisfação ao cliente para avaliar a qualidade do atendimento foi adicionada ao processo. Profissionais da Divisão de Psicologia, periodicamente, entram em contato telefônico com os pacientes em tratamento ou os que já receberam alta e administram um questionário de satisfação em relação ao atendimento recebido.
Em 2008, foram realizados 42.447 procedimentos, em 2007, 41.000. O trabalho resultou no crescimento médio de 4% ao ano da produção assistencial. Pela eficácia o programa deverá ser referência na rede pública de saúde.
As consultas possuem duração de 40 minutos e frequência média de uma a duas vezes por semana por um período que pode se estender até seis ou oito meses, dependendo da complexidade do contexto clínico.