comunidade usp

No Municipal

Canela Fina, com o Balé da Cidade, uma das coreografias mais aplaudidas na Europa

O Teatro Municipal continua reaberto e traz na programação deste mês vários concertos. O grande destaque fica por conta das comemorações de 70 anos do Coral Lírico, que se apresenta nos dias 13, 16 e 18, às 20h30, ao lado da Orquestra Sinfônica, sob a regência de Mário Zaccaro.
Na primeira parte do programa os músicos interpretam a Bachiana Brasileira nº 4, Prelúdio, de Heitor Villa-Lobos, Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro, Luiza, de Antonio Carlos Jobim, I Got Rythn, de George Gershwin, Viola Enluarada, de M. Valle e P.S. Valle, Momento, para piano e orquestra, Mário Zaccaro, Beatriz, de Edu Lobo, Somewhere, Peter Leonard Bernstein, Climb Every Mountain, Richard Rodegers e Oscar Hammerstein.
Depois do intervalo serão apresentados trechos de óperas famosas como Lo Schiavo, Alvorada, de Antonio Carlos Gomes, Otello e Macbeth, de Giuseppe Verdi, Tannhäuser (Coro dos Peregrinos), de Richard Wagner, Cavalaria Rusticana, de Pietro Mascagni, e Turandot, Giacomo Puccini. Os cantores líricos Eloísa Baldin e Miguel Geraldi, integrantes do coro, assinam a direção cênica e de arte, respectivamente.
Ainda na programação, de volta ao Brasil, o Balé da Cidade de São Paulo apresenta o mesmo repertório que foi sucesso no Festival de Primavera de Bregens, com Frágil, de Itzik Galili, Lac, o pas-de-deux de inspiração clássica, de Sandro Borelli, La Valse, duo de Luís Arrieta, e Canela Fina, de Cayetano Sotto, uma das coreografias mais aplaudidas na Europa (dias 5 e 8 de junho, às 21h, e no dia 7, às 17h).
A Matinê no Municipal (dia 6, às 16h) recebe a Orquestra Jazz Sinfônica, sob a regência de João Maurício Galindo. No programa estão obras de Nelson Ayres (Abertura Sinfônica), Nelson Cavaquinho (Luz Negra), Cyro Pereira (Cassiando Encrenca), George H. Green (Valsa Brilhante), Newton Carneiro (Garrafeiro), Eugeny Doga (Balada), Toninho Horta (Viver de Amor), Luiz Bonfá (Manhã de Carnaval), Edu Lobo e Chico Buarque (Beatriz), entre outros.
A série Concertos Comentados, em sua quarta edição, traz o maestro Juliano Suzuki, regente assistente da Orquestra Experimental de Repertório, comentando as obras do brasileiro Alberto Nepomuceno (Scherzo, Canções Estrangeiras, com orquestração de Rodolfo C. de Souza; e a Sinfonia em sol menor). Com a participação da solista Regina Elena Mesquita (dia 7, às 11h).
Também será realizado o 3o Encontro de Coros Camargo Guarnieri (de 19 a 21), com apresentações em todos os espaços do teatro de corais como o Coral Paulistano (anfitrião do encontro), Coralusp, Coral Jovem do Estado de SP, Coral da Osesp, Collegium Musicum de São Paulo, entre outros.
O concerto didático Almanaque Musical, com a Orquestra Sinfônica Municipal e os corais Lírico e Paulistano, acontece no dia 22, às 11h30, e no dia 23, às 9h30 e 11h30. Dedicada especialmente às crianças, a série tem roteiro e direção de João Malatian e direção musical e regência de Rodrigo de Carvalho.
O Municipal encerra a programação de junho com a quinta edição da série Concertos Comentados (no dia 28 de junho, às 11h). A Orquestra Experimental de Repertório e o Coral Paulistano apresentam as obras: A Catedral Submersa, de C. Debussy, com orquestração de Rogério Duprat, e Glória, de F. Poulenc. A regência fica a cargo dos maestros Jamil Maluf e Tiago Pinheiro (coro). O concerto conta ainda com a participação da solista Rosemeire Moreira.

Teatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/no, Centro
T. (11) 3397-0327
Ingressos: os valores variam de R$ 10,00 a R$ 20,00 (o encontro de coros e o concerto didático têm entrada franca)

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores