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Os três pilares da informática corporativa: Nuvem USP, USPdigital e DataUSP

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A busca pelo desenvolvimento sustentável

 

Luiz Natal Rossi

Automação das rotinas de trabalho, capacidade de processar dados, competência em analisar dados, são esses os três objetivos que orientam a construção dos sistemas de informação.

É um enunciado geral, mas que se aplica com muito mais propriedade nas organizações complexas e de grande porte, como é a Universidade de São Paulo. A eficiência da gestão acadêmica se espelha na qualidade da informática corporativa, em seus diversos aspectos: fluidez das atividades administrativas, abrangência e integração dos bancos de dados, segurança da informação, rapidez em gerar informações, tudo isso culminando na desejada percepção dos gestores: contar com informações confiáveis e prontamente disponíveis, nas quais possam apoiar suas decisões.

Construiu-se ao longo de três décadas, com o trabalho coeso de muitos profissionais e com grandes investimentos, um notável acervo digital, composto de sistemas, bancos de dados, redes de conectividade e centros de processamento de dados. A USP alcançou posição de destaque, não apenas no contexto acadêmico, mas também, comparando-se a empresas e organizações de outras naturezas, tanto pelo alto grau de integração e abrangência dos seus sistemas corporativos quanto pela facilidade de acesso aos sistemas e a alta disponibilidade dos serviços informatizados.

Na linha do tempo, podem ser marcados os passos mais importantes realizados na USP: na década de 1980, a implantação original dos sistemas corporativos em arquitetura mainframe; na década de 1990, os sistemas em arquitetura cliente-servidor; em 1997, com o Proteos, iniciava-se a etapa dos Sistemas WEB, que marcou a década de 2000. Hoje, a computação em nuvem (Nuvem USP), os sistemas analíticos (DataUSP), e o agrupamento dos sistemas transacionais em portal de serviços (USPdigital) são os grandes projetos que se realizam, elevando-se o grau de maturidade dos Sistemas USP.

As ações derivadas desses três projetos produzem importante salto no processo contínuo de evolução e melhorias da gestão universitária.

O  USPdigital, que se iniciou com a “Senha Única”, vem conferindo agilidade e leveza a importantes fluxos de trabalho, reduzindo o trâmite de processos físicos. São exemplos de rotinas automatizadas as solicitações de diárias e de afastamentos, o diploma digital, o gerenciamento de bolsas, a autenticação de documentos digitais.

A Nuvem USP deverá suprir as principais necessidades computacionais de nossa universidade, garantindo aos Sistemas USP graus mais elevados de segurança e disponibilidade. O projeto recebeu prêmio internacional, indiscutível atestado de sua qualidade.

E o DataUSP chegou agora para congregar todos os sistemas e as ações dedicadas à produção de informações gerenciais. É um marco importante do processo de melhoria contínua da gestão acadêmica, iniciado em 1987 com a primeira edição de nosso Anuário Estatístico.

São os frutos da convivência produtiva e cordial, entre gestores e técnicos, que nossa USP soube tão bem estabelecer. A informática, sendo atividade-meio, aperfeiçoa-se quando atende às necessidades de seus usuários. As boas práticas de gestão induzem a evolução da informática que, por sua vez, oferece os meios de se consolidarem as melhores práticas.

 

Luiz Natal Rossi

Diretor do Departamento de Informática da Vice-Reitoria Executiva de Administração e professor da Escola Politécnica

 

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