Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Em geral, as teses acadêmicas tendem a voltar-se mais à quantidade de referências e fontes bibliográficas do que a seu percurso argumentativo. No entanto, em reação a esse extremismo surgem alguns trabalhos em forma de ensaio.
A partir dessa constatação, Víctor Gabriel Rodríguez, professor de Direito Penal, busca as vantagens e desvantagens do uso de ensaios nas teses. Até que ponto se aproxima da narrativa? Quando é o momento de zelar pela coerência do raciocínio e quando é hora de mostrar erudição?
Estas questões devem ser respondidas antes de se iniciar qualquer pesquisa acadêmica. O próprio autor escreve o livro como um ensaio, mesclando considerações teóricas com o relato de sua própria experiência, para nos provar que o domínio da narrativa não influencia apenas na enunciação de uma tese, mas faz a hipótese mais científica.
Título: O ensaio como tese
Autor: Víctor Gabriel Rodríguez
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 139
Preço: R$ 28,00