Disciplina optativa oferecida pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Tem como público alvo os estudantes dos 10 cursos da área da saúde da USP inseridos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET – Saúde. Com carga horária total de 45h semestral, as aulas ocorrem as quartas feira das 18:30 às 21:30.
A disciplina tem o objetivo de contribuir para a compreensão da complementaridade das diferentes profissões da saúde e da necessidade de colaboração interprofissional e integração das ações de saúde para assegurar maior resolubilidade dos serviços e qualidade da atenção à saúde.
Programa Resumido
No cenário atual internacional, a educação interprofissional (EIP) é reconhecida como componente de mudanças preconizadas na formação dos profissionais de saúde e na atenção à saúde, que têm por finalidade aumentar a resolubilidade da rede de serviços e a qualidade da assistência e cuidado à saúde. A literatura sobre EIP aponta que a formação dos profissionais deve contemplar tanto a construção da identidade profissional específica de cada área, quanto o aprendizado compartilhado com estudantes de outras áreas. Assim, a EIP busca desenvolver competências que envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho em equipe de saúde, centrado nas necessidades de saúde dos usuários dos serviços e população, com colaboração entre os diferentes profissionais. A EIP está orientada a prática interprofissional e encontra na atenção primária à saúde, caracterizada pela integralidade da saúde, interdisciplinaridade e intersubjetividade profissional – usuário, espaço privilegiado para a introdução precoce da temática na formação profissional em saúde.
Assuntos
1. Cenário atual da formação e da prática interprofissional em saúde
2. Trabalho em equipe de saúde com foco nas necessidades de saúde dos usuários/população e na colaboração interprofissional
3. Comunicação interprofissional e com os usuários dos serviços e população do território: instrumento para o trabalho em equipe interprofissional
4. Legislação sobre os direitos dos pacientes: instrumento para o trabalho em equipe interprofissional
Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa (PDF)
Produção dos estudantes (2012)
Síntese dos diários de aula
Estudantes (turma de 2012)
Nuvens de palavras (Turma de 2013)
Docentes envolvidos
Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani
Célia Maria Civali Campos
Eucenir Fredini Rocha
Fátima Correa Oliver
Marina Peduzzi (responsável)
Yara Maria de Carvalho