Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O Centro Cultural São Paulo apresenta festival de raras projeções do cinema português. O ciclo traz nove títulos referenciais produzidos entre as décadas de 30 e 60. O projeto, uma correalização do Instituto Camões/Embaixada de Portugal no Brasil, exibirá os filmes em DVD. A bilheteria será aberta com uma hora de antecedência.
O filme A canção de Lisboa abre o festival. O longa-metragem conta a história de Vasco Leitão que vive da mesada de tias que vivem em Trás-os-Montes e o consideram um aluno exemplar. Ele, no entanto, prefere os retiros, as cantigas populares e as mulheres bonitas. No mesmo dia em que é reprovado no exame final de curso, recebe uma carta anunciando a visita das tias.
Em seguida será exido o Belarmino, retrato de um antigo lutador de boxe, Belarmino Fragoso. A solidão, o medo e a derrota cruzam-se num filme que mistura documentário, ficção e entrevista num passeio por antigas salas de cinema e clubes noturnos.
O A aldeia da roupa branca fecha a exibição. Ele conta a história de duas famílias, numa aldeia dos arredores de Lisboa, que lutam pelo monopólio do transporte das lavadeiras, que se deslocam à capital para recolher as roupas dos citadinos e entregar as peças já lavadas e engomadas.
Centro Cultural São Paulo – Sala Lima Barreto
Local: rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Fone: (11) 3397-4002
Horário: 16h (A canção de Lisboa), 18h (Belarmino) e 20h (A aldeia da roupa branca)
Data: 9 a 14/2
Preço: gratuito