comunidade usp

Trabalho com meio ambiente e sustentabilidade serão procurados no futuro

As profissões ligadas à inovação e meio ambiente devem estar entre as que mais vão crescer no mercado de trabalho segundo pesquisa da FEA

Por Amanda Previdelli

Com o final do ano chegam os vestibulares e para muitos alunos a maior dificuldade não é a prova que têm de enfrentar, mas a escolha do curso. O aluno Marcus Vinícius Pesavento, que agora cursa Publicidade e Propaganda na Escola de Comunicações e Artes (ECA), conta que a escolha da carreira é feita muito cedo “escolher com 16, 17 anos é muito complicado justamente por, em muitas vezes, só ter o lado emocional”. Marcus prestou Medicina por três anos antes de mudar para Publicidade e Propaganda, decisão que considera correta. “Atualmente eu não me vejo em outra área”, conclui.

Essa indecisão é muito comum entre vestibulandos. Dos critérios para se escolher uma carreira entram alguns mais subjetivos, como gosto pessoal, e outros mais racionais, como o mercado de trabalho disponível para o profissional de determinadas carreiras e o potencial delas.

A coordenadora Renata Spers

O Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação de Instituto de Administração da FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) ouviu especialistas em uma pesquisa que pode ajudar os indecisos a escolher uma carreira que será valorizada nos próximos anos. Segundo a coordenadora da pesquisa Carreiras de Futuro, Renata Spers, as “profissões do futuro” seguem a ênfase atual crescente em inovação, a busca por qualidade de vida e a preocupação com a questão ambiental.

Os especialistas ouvidos pela fundação apontaram que o setor que mais vai crescer é o de serviços. Além disso, as atividades com maior potencial são as ligadas a qualidade de vida, turismo e lazer, alimentação e meio ambiente.

As carreiras do futuro

As carreiras escolhidas pelo grupo de especialistas são novas, mas já vêm se desenvolvendo nos últimos anos e “devem se consolidar na próxima década. Essas profissões serão as que vão ter um bom campo de trabalho e uma boa remuneração”, explica Renata Spers.

Dentre as profissões da próxima década, a mais citada (72%) pelos especialistas foi Gerente de Eco-Relações. Esse profissional, que ainda não existe no mercado, irá se relacionar com empresas, consumidores e agências governamentais para criar e incentivar programas ecológicos. Hoje, o mais próximo que há desse profissional é o engenheiro ambiental.

A segunda carreira mais citada (67%) é a Chief Innovation Officer, ou o executivo de inovação, outra carreira que ainda não existe completamente no mercado, essa consiste em, através de um trabalho em grupo, pesquisar, projetar e aplicar inovações.

O gerente de marketing e e-commerce, carreira citada por 46% dos especialistas, gerencia o desenvolvimento e a implementação de estratégias de websites para vender produtos e serviços. Esse cargo já existe, mas o profissional terá de se especializar ainda mais nas novas tecnologias e novas mídias on-line.

As outras carreiras citadas foram conselheiros de aposentadoria, responsáveis por planejar a aposentadoria; coordenador de desenvolvimento da força de trabalho e educação continuada, ou seja, o responsável por criar e gerenciar programas que irão ajudar funcionários qualificados a se aprimorar em suas áreas de especialização. Por fim, a última profissão citada como de futuro é a dos bioinformationists, cientistas que trabalharão com informações genéticas para o campo da saúde.

Para os interessados na principal carreira do futuro, a USP possui cursos ligados ao meio ambiente. Veja mais.

Um comentário sobre “Trabalho com meio ambiente e sustentabilidade serão procurados no futuro”

  1. paulo disse:

    se é que teremos futuro…

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores