Cinema

Estreias cinematográficas

A procura de Eric

À procura de Eric

Claudia Costa/Luiza Furquim

Muitos dos filmes exibidos durante a 33ª Mostra Internacional de Cinema estreiam em circuito comercial ainda neste mês. À Procura de Eric (Bélgica/França/Itália/Reino Unido, 2009) tem direção de Ken Loach e roteiro de Paul Laverty. A história gira em torno do perdido Eric Bishop, um carteiro que sofre de ataques de pânico e luta contra uma vida caótica. O protagonista é um fanático por futebol e, em meio às crises de sua vida, recebe conselhos de seu amigo imaginário, o famoso jogador de futebol Eric Cantona (6 de novembro).

Aconteceu em Woodstock (EUA, 2009), de Ang Lee, retrata o famoso festival de música através de um designer de interiores de Nova York que comanda um hotel decadente da família e vê no evento uma oportunidade de salvação para o negócio. Ele entra em contato com o produtor, e rapidamente a equipe do festival de Woodstock muda-se para o hotel, enquanto meio milhão de pessoas se dirige à fazenda vizinha para “três dias de paz e música em White Lake” (13 de novembro).

Abrços Partidos

Abraços Partidos

Abraços Partidos (Espanha, 2009), de Pedro Almodóvar, traz um homem que, há 14 anos, sofreu um brutal acidente de carro na ilha de Lanzarote, na Espanha, perdendo a visão e também a mulher de sua vida. Ele usa um pseudônimo para assinar seus trabalhos literários, histórias e roteiros, e seu nome verdadeiro para os filmes que dirige, mas após o acidente se restringe ao pseudônimo e só vai contar o porquê quando recebe em sua casa seu datilógrafo e guia (20 de novembro).

E, por fim, Maradona (Espanha/França, 2008), de Emir Kusturica, sobre a figura polêmica, tanto pelo talento no campo como pela língua afiada, pelo vício em drogas ou pela proximidade dos regimes de esquerda. O argentino Diego Armando Maradona é considerado um dos mais importantes jogadores de futebol de todos os tempos, e ganha um retrato intimista filmado pelo premiado diretor iugoslavo, grande fâ de futebol e, claro, do craque (20 de novembro).

Aconteceu em Woodstock

Aconteceu em Woodstock

Também foram destaques outros dois filmes, que estão sem previsão de estreia no Brasil mas vale ficar atento. Um deles é O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (França/Canadá/Reino Unido, 2009), uma fábula da moralidade dirigida pelo ex-Monty Phyton Terry Gilliam. O filme é o último projeto – inacabado – de Ledger, que encarna o ambíguo Tony (como o ator morreu antes do término das gravações, o papel é dividido com Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell). O Dr. Parnassus (Christopher Plummer) é um homem que, em tempos imemoriais, fez uma aposta com o Diabo (Tom Waits). O primeiro a conseguir 12 discípulos – uma alusão a Cristo – venceria. Parnassus apostava que a imaginação e as histórias narradas poderiam transformar a realidade do homem. Seu prêmio foi a imortalidade (e era esse o plano do Diabo).

Maradona

Maradona

Outra grande espera é pelo último filme de Michael Haneke, A Fita Branca (Alemanha/Áustria/França/Itália, 2009), vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2009. A fita transporta o espectador a um povoado do norte da Alemanha no ano que precede a Primeira Guerra Mundial. O medo se instaura quando agressões misteriosas começam a aparecer e um professor passa a perceber comportamentos estranhos nos alunos. A obra traz nuances de O Ovo da Serpente, de Bergman, sobre as origens do nazismo, mas mostra “a raiz de qualquer terrorismo político”, afirma o diretor.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores