comunidade usp

Convite especial

O homem inesperado nicete Bruno Paulo Goulart

O homem inesperado Paulo Goulart e Nicete Bruno

 

Projeto Vá ao Teatro reúne espetáculos de qualidade e preços acessíveis

Por Márcia Scapaticio

O fim do ano está recheado de atrações culturais na cidade de São Paulo. Um sinal disso é o projeto Vá ao Teatro idealizado pelo governo do Estado, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa). O princípio dessa iniciativa é disponibilizar ao público ingressos no valor de R$ 5,00 para facilitar o acesso e cativar uma audiência para esse tipo de atividade.

André Sturm, coordenador de Difusão de Arte da Secretaria de Cultura do Estado, reforça a ideia da formação de público e popularização dos espetáculos. “Esperamos promover o acesso conquistando novas plateias e, também, que o frequentador de ocasião possa aumentar as suas visitas às exibições das companhias teatrais.”

As encalhadas

Espetáculo As encalhadas

 A inclusão cultural foi assunto bastante discutido no ano de 2009, devido à aprovação do Vale- Cultura proposto pelo governo federal. Com o Vale, os cidadãos que recebem até cinco salários mínimos, arcarão com 10% do valor dos ingressos de qualquer atividade cultural, o que corresponde a R$ 5,00.

Para Sturm, a iniciativa é válida, mas há limitações de alcance. “Os recursos não devem ser apenas destinados à indústria de massa, por exemplo. Embora o espectador seja livre para escolher o filme ou espetáculo que deseja assistir, é importante incentivarmos a produção brasileira que é riquíssima”, conclui.

Vá ao Teatro acontece até o dia 13 de dezembro com uma previsão otimista. De acordo com Sturm, o objetivo é levar mais de 10 mil pessoas ao teatro. As peças agradam as diversas faixas etárias. Serão exibidos clássicos infantis como Os Três Porquinhos e A Bela Adormecida, além do sucesso Trair e Coçar é só Começar, encenada desde o ano de 1986, fato que lhe rendeu o título de peça que está há mais tempo em cartaz, segundo o  livro dos recordes, o Guiness Book.

Também há espaço para as produções alternativas realizadas pelo Espaço Satyros e Parlapatões. O primeiro é representado por Estão voltando as flores e os Parlapatões apresentam Da razão das coisas, com questões filosóficas sobre a vivência humana.

André Sturm

André Sturm

É possível conferir a peça O homem inesperado, encenada pelo casal Paulo Goulart e Nicete Bruno, conhecidos do grande público devido aos trabalhos realizados na televisão brasileira.

Com todas essas atrações, é difícil ficar em casa e não aproveitar o momento de prestígio à cultura nacional. Sturm lembra que não há coisa pior para um artista do que a falta de público: “Um acesso maior aos espetáculos é fundamental e engrandece o trabalho do ator, pois é muito triste para o artista abrir a cortina e ver uma sala vazia”. Sobram aplausos e empenho para ajudar o público a redescobrir o cenário artístico brasileiro.

 

Serviço:
Projeto Vá ao Teatro

Para conferir a programação completa e os pontos de venda dos ingressos, acesse: http://www.vaaoteatro.org.br/index.php.

Da razão das coisas

Da razão das coisas

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores