Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
No encerramento da programação do mês de março, o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura, apresenta a tradição da música brasileira no show de Izaías e seus Chorões. Com o objetivo de preservar o choro tradicional, conservando suas raízes, o grupo foi criado pelo bandolinista Izaías Bueno de Almeida e seu irmão, o violonista Israel 7 Cordas. Em sua atual formação, conta ainda com Marco Bailão (violão de 6 cordas), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e Tigrão (pandeiro). Para a apresentação, o grupo traz repertório variado com composições do final do século 19 até os dias atuais, de autores como Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo, Tom Jobim, Garoto, além de músicas próprias. A entrada é gratuita.
Consolidado como uma opção de lazer e entretenimento para toda a família, o projeto Música no MCB completa 15 anos de existência em 2014. Com apresentações permanentes desde 1999, mais de 220 mil pessoas foram beneficiadas pelo acesso gratuito a shows de nomes importantes da música brasileira como os grupos Pau Brasil, Zimbo Trio, Projeto Coisa Fina, Orquestra Mundana, Orquestra Bachiana Jovem, Grupo Aum, Mawaca, Mutrib e Traditional Jazz Band, entre outros. Por meio deste projeto e da diversificação de sua agenda cultural, o museu possibilita a presença de novos públicos ao espaço museológico, democratizando o acesso à cultura.
Data: 30/3, às 11h
Local: Museu da Casa Brasileira, avenida Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano