Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
No aniversário de 50 anos da ditadura militar brasileira, a série de quatro palestras “Mulheres Artistas na Ditadura”, que acontece de 18 a 21 de março na Caixa Cultural São Paulo, procura lançar luz à produção cultural feminina no período da ditadura militar brasileira (1964-1985). As conferências, que serão ministradas por estudiosas de temas ligados à arte ou feminismo, têm a coordenação geral de Priscilla Leal e produção executiva de Guto Mendonça.
Três mulheres terão destaque nas falas das palestrantes: a cineasta Teresa Trautman, a produtora cultural Ruth Escobar e a fotógrafa Nair Benedicto. “Apesar do foco do evento ser a produção feminina no período, acreditamos que essas três merecem destaque pelo que elas produziram em seus segmentos específicos e pela força de seus trabalhos, em uma época em que o País estava dominado por militares e que a igualdade entre os gêneros era algo quase impossível de se sonhar”, conta Priscilla.
Programação de palestras
Dia 18/3, terça-feira – 19h às 21h
Mulheres Artistas: Criar, subverter e reinventar-se em tempos de ditadura.
Palestrante: Luana Saturnino.
Dia 19/3, quarta-feira – 19h às 21h
Teresa Trautman – Mulheres cineastas e a cultura política do regime militar.
Palestrante: Alcilene Cavalcante.
Dia 20/3, quinta-feira – 19h às 21h
Ruth Escobar – Mulheres produtoras culturais e resistência política.
Palestrante: Mariza Bicudo.
Dia 21/3, sexta-feira – 19h às 21h
Nair Benedicto – Mulheres fotógrafas e o registro do Brasil do regime militar.
Palestrante: Yara Schreiber.
Local: Caixa Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, Centro , São Paulo Temporada: de 18 a 21/3
Inscrições: pelo site www.mulheresnaditadura.com.br