Espaço USP

Pesquisadora da Esalq analisa arborização urbana na estância turística de São Pedro

Em estudo realizado pela Esalq, a estância turística da cidade de São Pedro serviu de referência para a pesquisa da agrônoma Silvia Bortoleto. O projeto concretizado através do programa de pós-graduação em Fitotecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz teve como orientadora a professora Ana Maria Pereira Lima, do Departamento de Produção Vegetal.

Silvia Bortoleto desenvolveu seu estudo em três partes: na  primeira, entrevista os moradores para saber qual é a relação da população com a arborização e a urbanização existente na cidade; em seguida, houve uma análise sobre o contexto histórico da região e as mudanças físicas ocorridas desde a sua fundação, em 1941. Para finalizar, a pesquisadora fez uso da videografia aérea de alta resolução, tal recurso possibilitou uma melhor visão da área livre e do espaço coberto por copas.

O estudo ressalva a subutilização dos espaços livres e o prejuízo que isso traz ao meio ambiente, à qualidade de vida e, especialmente, ao potencial turístico, fundamental à cidade de São Pedro. Por meio desta pesquisa é observada, também, a necessidade de um planejamento do município a fim de proporcionar o equilíbrio entre a urbanização e as áreas verdes da cidade.
 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores