Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Entre a primeira e a segunda metade do século 20, a psiquiatria brasileira viveu momentos de grandes transformações. Nise da Silveira, médica psiquiatra natural de Maceió, aluna de Carl Jung, foi uma das responsáveis por essa mudança de cenário. A médica dedicou sua vida à profissão, manifestando-se radicalmente contra as formas agressivas de tratamento da época, como os confinamentos em hospitais psiquiátricos e o eletrochoque. Um de seus instrumentos foi a arte em tinta e tela, usada para a catarse de seus pacientes-artistas. Treze anos após sua morte, em 1999, Nise tornou-se a inspiração do espetáculo multimídia Nise da Silveira- Senhora das Imagens, que estará em cartaz no Teatro Eva Herz, até dia 29/3.
O espetáculo apresenta um painel dos acontecimentos marcantes na vida da psiquiatra. Fatos como sua chegada ao Rio de janeiro, em 1927, sua amizade com Manuel Bandeira, sua prisão durante o governo de Getúlio Vargas e a relação com o psicanalista Carl Jung. Dança, vídeo, som e imagens ajudam a dar brilho ao trabalho e vida inovadores da médica.
Teatro Eva Herz
Local: avenida Paulista 2.073, Conjunto Nacional – São Paulo
Telefone: (11) 3170-4059
Valor: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada)
Horário: quartas e quintas, às 21h
Data: até 29/3