Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
De 11/2 a 19/3, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe a última temporada do espetáculo O Idiota – uma novela teatral, com realização da Mundana Companhia. Baseada na obra do escritor Fiódor Dostoiévski, a montagem, dividida em três partes, será apresentada em um único dia, mas em três sessões. A duração total é de seis horas, com dois intervalos.
O espetáculo conta a história do príncipe Míchkin, que está de volta a São Petersburgo depois de um período na Suíça. Ao retornar, ele pretende procurar por Lisavieta, uma parente distante. Apesar de príncipe, Míchkin é pobre e, ao viajar num vagão de terceira classe, conhece Ragôjan, um novo-rico que acaba de ganhar uma herança do pai, com a qual pretende conquistar Nastássia Filípovna, primeiro afilhada e depois amante de Tôtski, um milionário petersburguense. Arma-se aí um dos pilares de O Idiota: Ragôjan é apaixonado por Nastássia, que, por sua vez, fica fascinada por Míchkin, também impressionado pela figura da moça.
A partir da segunda parte da peça temos Míchkin enredado em outro triângulo amoroso. Agora, em um dos vértices do triângulo está Aglaia, a filha de sua parenta Lisavieta, que fica fascinada com a possibilidade de Míchkin vir a ser o amante revolucionário com o qual ela tanto sonha. Nesse triângulo, Nastássia e Aglaia disputam o coração de Míchkin. Outros personagens envolvidos diretamente nesses triângulos tornam o enredo dessa história bem mais complexo, para além do simples jogo amoroso. No olho do furacão está Míchkin, que tem como falha trágica compadecer-se de todas as personagens à sua volta.
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Local: rua Três Rios, 363, Bom Retiro – São Paulo
Telefones: (11) 3221-5558 e (11) 3221-4704
Valor: entrada gratuita
Horário: sábados, domingos e segundas, às 18h
Data: 11/2 a 19/3