Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O Palácio dos Bandeirantes inaugurou duas exposições: “1924, A Revolução Esquecida” e “Retratos e Personagens de um Brasil Paulista”. A primeira trata da revolução de 5 de julho de 1924. Na madrugada desse dia, mais de mil homens do Exército e da força pública da capital paulista tomaram as ruas da cidade para tentar derrubar o presidente Arthur Bernardes. Foram 24 dias de conflito intenso, com bombardeio de bairros inteiros, e que terminou com mais de 700 mortes.
A exposição é composta por materiais do processo-crime aberto pela Justiça Federal contra os rebeldes e outros materiais como cartas, fotografias, mapas, objetos e jornais da época, dos acervos do Arquivo Público do Estado de São Paulo, do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Museu da Polícia Militar. A exposição vai até o dia 5 de abril.
Já a exposição “Retratos e Personagens de um Brasil Paulista”, no primeiro andar do Palácio dos Bandeirantes, reconta parte da história do estado com retratos de suas personalidades. Pinturas, esculturas e máscaras mortuárias de figuras como a Marquesa de Santos, o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, Francisco Gomes da Silva, o Chalaça, entre outros, compõem a exposição. As peças vêm de parte do acervo do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro e do Palácio do Governo do Estado de São Paulo e estarão expostas no Palácio dos Bandeirantes até o dia 29 de março.
Palácio dos Bandeirantes
Local: Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2
Fone: 2193 – 8282
Ingresso: grátis
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h